Evento homenageia os tropeiros

Fatec Ipiranga promoverá 3ª edição do evento Dia do Tropeiro “Caminhos” no sábado, dia 26 de maio, das 12h às 16h, na Escola Estadual Visconde de Itaúna. O evento Dia do Tropeiro “Caminhos” visa homenagear os tropeiros, também conhecidos como bruaqueiros ou arrieiros, personagens de grande importância para a história desta cidade
O evento Dia do Tropeiro “Caminhos”, que resgata as raízes culturais, será aberto ao público, com entrada gratuita, e trará entretenimento para pessoas de todas as idades como apresentações musicais, exposição de peças que remetem aos usos e costumes da época, feira artesanal, além da culinária típica a preços acessíveis como o feijão tropeiro, pelas mãos do chef Zinho.
Segundo alguns pesquisadores do tema, os tropeiros eram condutores de tropas ou comitivas de muares e cavalos, que intermediavam as relações entre produtores e centros consumidores, a partir do século XVII, no Brasil. Os animais viajavam carregados de mercadorias e chegavam a percorrer longas distâncias por vários dias. Além da importante função econômica, os tropeiros tinham uma função cultural e social muito grande pois na época não existiam estradas e eles acabavam sendo os veiculadores de notícias e ideias da época. A área do Ipiranga, onde a Fatec Ipiranga está inserida, foi caminho dos tropeiros.
A Escola Estadual Visconde de Itaúna fica na Rua Silva Bueno, 1412 – Ipiranga. Entrada Franca. Informações: Elaine Lima – elaine.limah@gmail.com Erica Shibata – ericashots@gmail.com.

Check Also

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

O Projeto Artes Integradas – Inclusão e Transformação, abre as inscrições para as suas oficinas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *