EMEF promove feira do livro

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Abrão Huck, localizada na rua Alencar Araripe, 261, realizou a 4ª Festa do Livro. Criado especialmente para os 450 alunos do 1º ao 4º ano, foram pensados dois dias de troca de livros e brincadeiras, com direito a um jogo de tabuleiro exclusivo para o evento.
Idealizado pela Profª Glória Andrade Pinhal, a ideia da festa foi apresentada aos demais professores no ano passado e, desde então, foi aperfeiçoada a ideia. No segundo semestre deste ano, começou a preparação dos alunos, em paralelo aos preparativos dos bastidores do evento. Durante esses meses, as crianças assistiram a filmes de contos de fada, tema da celebração.
O jogo foi um dos protagonistas da festa. Dividido em 30 fases, os alunos tinham que preencher fichas a respeito dos contos de fada e, ao completar, iam jogar no tabuleiro, desenhado à mão por uma aluna da escola, vetorizado e depois confeccionado em madeira. Para serem representados no jogo, cada sala votou em um personagem para ser o peão da turma. O tabuleiro e as peças foram produzidos por meio de uma parceria da escola com a FAB LAB do CEU Heliópolis.
A professora Glória e a professora Evellym tiveram a ajuda da professora de Artes, Juliana Amorim, e da professora Sandra Cristina Silva Rebelo para a preparação do evento, além da colaboração do FAB LAB do CEU Heliópolis e dos alunos monitores do 5º ano e do Fundamental II que, durante seis meses, reuniram-se diariamente para organizar o grande dia.
Além da festa, aconteceu a troca de livros. “Eles trouxeram livros para doação durante três meses. Conforme o livro trazido, eles pegam o dinheiro feito especialmente para o evento e, na lojinha, trocam por outros livros disponíveis”, explicou Evellym. Por exemplo, ao doar um gibi, o aluno teve o direito de levar para casa outro gibi.
Além dos livros da premiação do jogo e daqueles adquiridos na loja, cada aluno também recebeu um marca página personalizado com as personagens dos filmes e um álbum de figurinhas. “Foram mais de 30 mil figurinhas cortadas. Conforme eles foram fazendo as etapas do jogo, eles já levaram as figurinhas para completar o álbum”, comentou Glória.
As professoras também receberam mimos: ganharam um CD com uma homenagem feita por seus alunos acompanhado de um bombom.

Check Also

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

O Projeto Artes Integradas – Inclusão e Transformação, abre as inscrições para as suas oficinas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *