Cuidados com a pele

As manchas na pele são um verdadeiro flagelo para as mulheres. Geralmente são ocasionadas pelo sol, mas alterações hormonais também deixam suas marcas como, por exemplo, durante o período de gravidez. Mas, o sol continua sendo o maior culpado.
E ainda tem a questão da herança genética. As pessoas que têm a pele clarinha ou ruiva são as “vítimas” preferidas das sardas. As pintinhas aparecem geralmente nos locais que ficam mais expostos ao sol, melhor dizendo no rosto, pernas e braços. Este tipo de mancha fica mais aparente no verão, sendo que a tendência é desaparecerem no inverno. A melhor prevenção é usar filtro solar, sempre e durante todo o ano.
As pintas costumam ter origem genética, mas exigem atenção extra. Existem as pintas de nascença e aquelas que se adquire ao longo da vida. Em ambos os casos é importantíssimo consultar regularmente o dermatologista. Pintas que mudam de cor, textura e formato são perigosas e podem ser algum tipo de câncer.
O uso de perfumes, desodorantes e cosméticos à base de ácidos também podem manchar a pele, são as chamadas manchas de contato; frutas cítricas, tais como laranja e limão contêm substâncias fotossensibilizantes que, ao contato com o sol, produzem manchas vermelhas ou castanhas e podem até causar queimaduras. Por isso, é preciso cuidado com o que manuseia quando está na praia ou piscina.
As manchas brancas geralmente são causadas por uma doença chamada vitiligo e merecem atenção e tratamento médico. A exposição ao sol também pode causá-las no rosto, nas pernas e nos braços por causa do envelhecimento dos melanócitos.

Check Also

Chocolate: prazer e saúde na época da Páscoa e durante todo o ano

Chocolate: prazer e saúde na época da Páscoa e durante todo o ano

Tempo de Páscoa, tempo de muito chocolate! Mas saiba que, se consumido moderadamente, o chocolate …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *