Cristina Ikonomidis é a nova diretora da Cinemateca

A jornalista Cristina Ikonomidis, ex-coordenadora de imprensa da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, é a nova diretora da Cinemateca. Ela foi designada para dirigir a instituição pela Acerp, organização social que gere o órgão de preservação audiovisual.
Cristina, que não tem experiência prévia na área, assumiu o lugar da cineasta Olga Futtema, que permaneceu à frente da Cinemateca nos últimos três anos, desde que o diretor Carlos Magalhães foi afastado, no início de 2013, pela ministra da cultura, Martha Suplicy. Desde então, a Cinemateca Brasileira enfrenta a maior crise de sua história. O quadro de funcionários foi cortado pela metade, os recursos foram congelados e atividades foram suspensas.
Para piorar a situação, um incêndio na câmara 3, em fevereiro de 2016, destruiu 500 títulos produzidos nas décadas de 1930 e 1940, em sua maioria cinejornais e peças publicitárias.
Entre os desafios da nova diretora será continuar o processo de retomada da Cinemateca, que teve início na gestão Olga Futtema, e aproximar a instituição da comunidade. A população teme que a jornalista faça com que a Cinemateca passe a cobrar por seus serviços, como o acesso a acervo e restauração de material original.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *