Colheita do café na região reúne centenas de pessoas

Pais e filhos, crianças e idosos, diferentes gerações se reuniram no Dia Nacional do Café, para vivenciar a experiência de colheita dos grãos maduros do fruto e iniciar oficialmente a safra paulista, na 13ª edição do Sabor da Colheita. O evento foi realizado pelo Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com apoio das entidades paulistas do café.
Centenas de pessoas participaram da colheita no cafezal do Instituto Biológico, um dos maiores cafezais urbanos do País, com cerca de dois mil pés de café cultivados em uma área de 10 mil metros quadrados. A engenheira civil Sibele Soto Francisco, que mora na capital, participou da colheita pela primeira vez, a convite da prima. “Acho interessante para que a população urbana valorize aquilo que vem da natureza. Principalmente as crianças, que não sabem de onde vêm os alimentos”, disse.
Neta de portugueses e espanhois, Sibele conta que seu avô materno veio com a família da Espanha aos nove anos, incentivado pelo governo brasileiro. “Ele se instalou em Santa Rita do Passa Quatro, onde foi trabalhar na lavoura de café. Sempre me contou várias histórias e de uns anos para cá, quis resgatar a história. Já tinha ouvido falar que havia o cafezal em São Paulo e essa experiência é legal para vivenciar a colheita daquela época. Peguei os primeiros grãos e já até guardei alguns para levar de recordação”, comentou, satisfeita com a experiência.
Para coroar a iniciativa, foi realizada uma homenagem pelos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, com a entrega de estatuetas do Instituto Biológico ao vice-cônsul do Departamento de Economia do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Naoki Nakano, e ao neto do pesquisador, Júlio Mikio Yamamoto.

Check Also

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Porta de entrada do bairro e um dos lugares preferidos dos moradores da região, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *