Biblioteca Villa Lobos tem programação especial no mês da Consciência Negra

No mês da Consciência Negra, a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece uma série de atividades que contempla questões ligadas à diversidade e à representatividade no Brasil. A BVL é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.
Na sexta-feira, dia 20, às 18h, Tainá Felix da Silva, diretora da ONG Jogos pela Educação, ministra uma oficina online sobre aspectos do processo de adaptação da obra de Lima Barreto, “A Nova Califórnia” (1910), para um jogo digital. Ela falará de criação, escolhas de design e pesquisas durante o desenvolvimento. Além disso, comentará sobre experiências pós-lançamento que levaram a novos conhecimentos relacionados à decolonialidade, lugar de fala e pensamentos de criação e circulação de obras.
Na segunda-feira, dia 23, às 19h, Marcelo D´Salete, autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor conversa com Manuel da Costa Pinto no Segundas Intenções Online. O tema será as obras “Cumbe”, que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil, e “Angola Janga – Uma História de Palmares”, que trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecido como Quilombo dos Palmares. O primeiro título faturou o Eisner Awards 2018 e o segundo ficou com o Prêmio Jabuti 2018. A transmissão será ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca).
A biblioteca retornou suas atividades com tudo. Quem está se preparando para o vestibular conta, em novembro, com um curso gratuito e online de literatura na programação. Para participar, é necessário fazer inscrição (vagas limitadas) em www.bvl.org.br/inscricao e as aulas serão realizadas nos dias 4, 6, 9, 11, 13, 16, 18, 20 e 23 de novembro, das 10h às 12h30.
O objetivo da atividade é contribuir para a preparação dos estudantes para resolver questões que envolvam conhecimento das obras da Fuvest, além de ampliar o leque de conhecimento das obras clássicas, de maneira lúdica. São autores e títulos que vão desde “Poemas Escolhidos”, de Gregório de Matos, até “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, passando por “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. A dinâmica das aulas envolve a apresentação dos títulos, abordagem crítica, possibilidades de interpretação, sugestões de atividades complementares, além de espaço para perguntas e respostas. Naiara Costa dos Santos, que comandará o curso, é professora de Literatura e escrita criativa com mais de 10 anos de experiência e conhecimento da banca da Fuvest. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, tem especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires.

Check Also

Sesc Vila Mariana recebe apresentação circense “Viktor e Brutus”

Sesc Vila Mariana recebe apresentação circense “Viktor e Brutus”

No próximo sábado (18), o Sesc Vila Mariana irá receber, em seu auditório, às 16h, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *