Acervo do Museu em exposição

Entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a mostra “Museu do Ipiranga para Todos”, acervo com réplicas acessíveis que podem ser tateadas por pessoas com deficiência visual. O material foi produzido pelo Setor de Atividades Educativas do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que está fechado desde 2013 para restaurações e adequações que promovam a acessibilidade. Todas as obras podem ser tocadas e contam com audiodescrição e legendas em braile.
Na mostra “Museu do Ipiranga para Todos”, os visitantes podem conferir uma maquete do museu, a réplica de diversos objetos que refletem o modo de vida das famílias paulistanas do final do século XIX e início do século XX, como uma chaleira, jarra de porcelana, urinol, escarradeira, câmeras fotográficas e luvas. Entre as atrações, está a reprodução em metal do famoso quadro “Independência ou Morte” (1888), de Pedro Américo. Outro destaque é a obra “Fundação de São Paulo” (1892), de Benedito Calixto, produzida em resina com relevos. Há também a réplica de uma escultura de D. Pedro I. Além disso, a mostra traz uma projeção da reabertura do espaço previsto para 2022.
O Museu Paulista foi construído no final do século XIX, com o objetivo de homenagear D. Pedro I e a Independência do Brasil. O espaço foi aberto ao público em 7 de setembro de 1895 e atualmente pertence à USP.
O Memorial da Inclusão fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *