Obras na área anexa do Parque podem começar ainda este ano

Na segunda-feira (4) lideranças do Ipiranga, o vereador Aurélio Nomura e o prefeito regional Victor Almeida Sampaio participaram de uma reunião com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Durante o encontro que durou aproximadamente uma hora, os presentes falaram da importância da retomada das obras de ampliação do Parque da Independência cujo projeto foi elaborado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
O projeto de ampliação da chamada “área anexa” do parque foi apresentado ao prefeito. Declarado de utilidade pública em 2005, o terreno que fica na rua Bom Pastor, esquina com a rua dos Sorocabanos terá a obra dividida em duas partes. Aurélio Nomura reafirmou a importância de entregar a ampliação do espaço para a população. “Estamos há anos lutando por esta área e agora poderemos comemorar o Bicentenário entregando um parque amplo e equipado, além de preservar a história do Brasil”, disse.
O terreno abrigou o antigo Instituto Bom Pastor e conta com uma área de mais de 26 mil m² que ampliará em 20% o espaço total do parque para mais de 200 mil m². Também presente na reunião, Sueli Guerreiro, presidente do diretório do PSDB no Ipiranga, pediu uma atenção especial a capela do século 19 “Bom Jesus do Horto”, também conhecida como Igreja Ortodoxa Russa da Nossa Senhora da Anunciação, a mais antiga da cidade construída em 1893 no local.
Victor Sampaio reforçou o pedido a Bruno Covas. “Estamos aqui para solicitar um ‘start’ nas obras. Existem muitas especulações, mas nada de começar”, definiu.
Dividido em duas fases o parque receberá primeiro as obras de recuperação dos acessos de circulação dos pedestres como a pavimentação, adequação do portão de entrada e reforma de parte do gradil, escadas de acesso e rampas. Já a segunda fase receberá equipamentos de recreação como a pista de skate, playground infantil, academia de terceira idade, além de uma grande praça e uma arena ao ar livre.
A Casa do Grito receberá um deck de madeira e será conectada a um Edifício de Apoio que receberá área para café, lanchonete e sanitários, além de um espaço de apoio aos turistas com loja de souvenires e sanitários destinados à vigilância do parque.
Outro espaço será destinado para a instalação de um viveiro de mudas. Esta área servirá como suporte para a manutenção do parque e a administração do local.
Já o prefeito Bruno Covas sinalizou o interesse pela ampliação e preservação do local ao ordenar que o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro estude as questões orçamentárias e dê andamento no assunto. “É fundamental dar uma agilizada em todo o processo para entregar o mais rápido possível este parque para a população. O melhor de uma área verde é ocupá-la com uma boa ocupação”, finalizou.
Também participaram do encontro os secretários municipais Eduardo Tuma (Casa Civil) e Eduardo de Castro (Verde e Meio Ambiente), além da presidente do diretório do PSDB Ipiranga, Sueli Guerreiro, Valdir Abdalla, Ademir Gatti , Antônio Santos, Samir Khoury e Tamires de Oliveira diretora de obras da Seccretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Check Also

Zoológico de SP e Patati Patatá promovem diversão em dose dupla

Zoológico de SP e Patati Patatá promovem diversão em dose dupla

No domingo (28), um dia repleto de festa e curtição na Praça Flávio Xavier de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *