A “Era JK” contada em capítulos

Janeiro de 1956, Juscelino Kubitschek assume a presidência da República e inicia uma gestão inovadora marcada pela construção da nova Capital Federal. A minissérie “JK”, escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira e exibida na Globo em janeiro de 2006, retratou a trajetória do menino pobre que se formou em Medicina e, seduzido pela política, abandonou o jaleco para entrar para a história do Brasil.
Para narrar 74 anos de história, os autores dividiram a minissérie em três fases e legaram aos diretores Amora Mautner e Vinicius Coimbra a tarefa de comandar um elenco com mais de 100 atores. E para retratar o Brasil de 1902 a 1976, seis cidades brasileiras foram escolhidas como locação em quatro Estados diferentes: Diamantina (MG), Tiradentes (MG), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), além das locações nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro. A primeira fase teve duração de apenas um capítulo e contou o nascimento e a infância de JK; a segunda, com duração de 15 capítulos, destacou a faculdade de Medicina, a entrada na vida política até a chegada à prefeitura de Belo Horizonte e teve Wagner Moura como Juscelino Kubitschek e Débora Falabella como Sarah Kubitschek; por último, foi mostrado a trajetória do político até a presidência da República, sua vida no exílio e o acidente que o levou à morte, dessa vez com José Wilker e Marília Pêra interpretando o casal Kubitschek.
A minissérie se propôs a apresentar ao público a trajetória de Juscelino Kubitschek, as histórias do homem que proporcionou ao Brasil uma era de ouro sob o signo da democracia e do otimismo.
“JK” foi o último trabalho dos atores Ariclê Perez, falecida em 26 de março de 2006, dois dias após o capítulo final da minissérie, e de Raul Cortez, falecido em 18 de julho de 2006, que fez uma participação vivendo o Ministro da Fazenda de Getúlio Vargas, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Lembrando também que José Wilker e Marília Pêra também já partiram dessa vida. Com certeza, “JK” merecia uma reprise na TV aberta. No Canal Viva a atração foi ao ar em 2012.

Check Also

“Felicidade” fez grande sucesso em 1991

“Felicidade” fez grande sucesso em 1991

“Felicidade” foi exibida originalmente na Globo na faixa das 18 horas em 1991 e posteriormente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *