Antes funcionando em um imóvel pequeno e alugado, agora, a UBS da Vila Mariana foi construída em um terreno de 1.305 m2 que pertence ao município e tem capacidade de realizar 4.544 atendimentos por mês. As novas instalações foram entregues nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Ricardo Nunes. Agora está em prédio próprio, a unidade de saúde conta com 67 colaboradores, entre sete médicos, dois farmacêuticos, 12 auxiliares de enfermagem, 12 auxiliares administrativos e nove cirurgiões dentistas, além de outros profissionais, que vão trabalhar das 7h às 19h para atender a população.
Segundo a Prefeitura, foram investidos R$ 6 milhões para a implantação do equipamento. Parte dessa verba foi destinada pelo vereador Aurélio Nomura, através de emendas parlamentares. O custo mensal é de R$ 792,8 mil. Os usuários da unidade podem participar dos grupos e atividades desenvolvidas, como visita domiciliar, Programa de Automonitoramento
Glicêmico (Pamg), Mãe Paulistana, Planejamento Familiar, auriculoterapia, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Programa Saúde na Escola (PSE), Tai Chi Pai Lin e grupos de gestantes, RN, alimentação saudável, idosos (Recrear), LGBTIA+, tabagismo, entre outros.
Localizada agora na rua Dr. Diogo de Faria, 678, na Vila Clementino, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
A nova unidade leva o nome do deputado Diogo Nomura, que tem fortes vínculos com o bairro, para onde se mudou ao chegar a São Paulo, vindo de Marília, na década de 1960 e abriu um consultório de odontologia. Devido à sua popularidade, foi convidado a candidatar-se a vereador, elegendo-se pela primeira vez em 1950, depois foi eleito duas vezes deputado estadual e cinco vezes deputado federal. O deputado Diogo Nomura faleceu em São Paulo, nodia 19 de maio de 2005.
Check Also
Educação Especial: demanda por Professores Especialistas cresce em SP
A educação inclusiva é reconhecida, cada vez mais, como essencial em escolas e instituições de …