Nesta sexta-feira (03), no Terminal Metropolitano Jabaquara, a EMTU, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), vai realizar uma ação para conscientizar sobre o HPV, doença sexualmente transmissível comum entre homens e mulheres.
Haverá entrega de folhetos e a presença de monitores do ICESP que vão esclarecer dúvidas sobre a doença portar cartazes com mensagens educativas e preventivas. Um mascote do Instituto também irá interagir com passageiros que estiverem no local.
O papilomavírus humano (HPV) é a DST mais comum e muitas vezes não causa sintomas, mas pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres, além de causar câncer. A melhor maneira de se prevenir contra o HPV é a vacinação. Desde 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, gratuitamente, a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos diferentes de vírus, dentre os quais estão os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, e 16 e 18, causadores de 70% dos cânceres de colo do útero e uma proporção significativa dos tumores em outros locais do corpo.
Dentre os tumores causados pelo vírus, o do câncer do colo do útero está 100% ligado a ele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tumor é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil. Em 2022, o Icesp atendeu cerca de 265 novos casos.
De acordo com o Ministério da Saúde, 75% das mulheres sexualmente ativas no Brasil vão ter contato com o HPV em algum momento da vida. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), apontou que em 2017 cerca de 54,6% da população brasileira apresentou contaminação pelo vírus HPV. Desse total, 38,4 % apresentaram alto risco para o desenvolvimento de câncer por infecção do HPV.