Futura estação Chácara Klabin deve ser entregue ainda este mês

O ar residencial próximo à rua Vergueiro e mesmo a atual estação da Linha 2-Verde em nada antecipam o “formigueiro humano” que circulará diariamente a cerca de 30 metros da superfície daquela região. Estamos falando de Chácara Klabin, futura estação terminal da Linha 5-Lilás.
Prevista para ser inaugurada ainda este mês, juntamente com a nova estação Santa Cruz, como em qualquer obra na reta final há muita confusão, equipamentos, peças e pequenos serviços em execução. A estimativa do Metrô é de que Chácara Klabin movimente diariamente cerca de 100 mil pessoas.
A maior surpresa da construção é a ligação entre as duas plataformas. Além de espaçosa é curta. Serão necessários apenas dois lances de escada para chegar à Linha 2 a partir da plataforma da Linha 5. Todo o fluxo se dirigirá para a ponta ‘norte’ da estação onde estão as 12 escadas rolantes e dois elevadores que levam ao mezanino. De lá o passageiro seguirá nos acessos já previstos para a Linha 2. E aí está a beleza do projeto. Ao contrário de outras estações como Pedro II (Linha 3) em Chácara Klabin o projeto original foi aproveitado como planejado. Parte da estação da Linha 5 foi construída numa estrutura já existente da Linha 2, inclusive o elevador que leva até a plataforma da estação original atenderá ambas as linhas. O benefício disso é que o usuário perderá pouco tempo para mudar de linha, ao contrário de Santa Cruz, onde dois fatores complicaram a ligação. O primeiro é que a estação da Linha 1-Azul teve de receber pesadas adaptações para comportar o fluxo de baldeação, mas o principal problema é que, por ficar numa elevação, a parada da Linha 5 precisou ser profunda. Com isso, será necessário subir cinco pisos para chegar ao nível das plataformas da Linha Azul, um exercício semelhante ao realizado na estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.
Como vai aproveitar a infraestrutura da primeira estação, Chácara Klabin da Linha 5 não acrescentará bloqueios ou nova entrada aos passageiros. Nem mesmo o conhecido edifício técnico de outras estações será preciso já que irão aproveitar a estrutura da Linha 2, mas com separações por conta da concessão da Linha 5 para a Via Mobilidade.
O passageiro que sair da Linha 2 descerá uma das escadas existentes no centro da plataforma e encontrará uma linha de contadores (semelhantes às catracas de bloqueios mas sem cobrança de passagem) em forma de “U”, bem ao lado da sala do SSO. Assim como Santa Cruz e Hospital São Paulo, Chácara Klabin possui uma plataforma escavada em formato elíptico, mas com pé direito bastante alto. O que seria um poço circular central como em Pinheiros nesse caso virou uma saída de emergência e salas para equipamentos e ventilação.
Conforme prometido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação recebeu as portas de plataforma, que estão em falta em outras paradas.
Apesar de questionado, o Metrô não forneceu mais detalhes sobre a inauguração da estação, além da informação do mês de julho.

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *