STJ suspende reintegração de posse da área do Projeto Quixote

Os atendidos do Projeto Quixote na Vila Mariana estão respirando mais aliviados. Pelo menos por enquanto. A liminar suspendendo a ordem de reintegração de posse do terreno que abriga o Projeto Quixote, foi concedida pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele entendeu que o cumprimento do mandado de reintegração poderia implicar grande dano social na Ong que atende 20 mil crianças e jovens.
O processo de reintegração de posse já dura dez anos e mira um terreno de três mil m², onde são feitas as atividades e que foi doado pela Prefeitura de São Paulo em 2008. O espaço foi reivindicado pelo ex-industrial Nelson Jorio de Campos, já falecido. Porém, caso a justiça decida a favor do autor da ação, a posse e a propriedade do terreno passam a ser da família de Campos.
Só em 2016 o Quixote realizou mais de 20 mil atendimentos clínicos, sociais e pedagógicos. O projeto conta com pedagogos, psiquiatra, psicólogos, arteterapeutas, assistentes sociais, jornalista, administrador de políticas públicas, enfermeiros e uma vasta equipe de apoio. O projeto oferece oficinas de música, teatro, dança de rua, leitura e escrita, capoeira, culinária, esportes e informática. Outros serviços como atendimento clínico, grupos terapêuticos para famílias e assistência social também são prestados. Cerca de 20 mil crianças e adolescentes frequentam o Quixote, a cada ano, no contraturno escolar.
Apesar de já ter falecido, a advogada do Quixote, Marcela Barcellos explica que o processo retomou porque a família do ex-industrial solicitou a entrada no imóvel há duas semanas, o que explica a entrega do mandado. “Se o processo acabar com decisão contrária ao Quixote, eles não têm para onde ir e não há como fazer esse atendimento em outro lugar porque não tem um plano B imediato”, afirma Marcela.
O Projeto Quixote fica na Avenida Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi, 789 – Vila Mariana.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *