Horário de verão pode retornar após cinco anos

Revogado em 2019 pelo então presidente, Jair Bolsonaro, o horário de verão poderá “voltar à ativa’, uma vez que, o governo federal estuda uma possível retomada para ajudar na economia de energia. O tema, porém, não foi definido até o momento.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi quem recomendou a retomada, cujo assunto foi o principal abordado em reunião extraordinária na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico, no Rio, que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e representantes do comitê.
A retomada da medida nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul poderá ampliar a capacidade de atendimento para os consumidores, principalmente entre 18h e 21h, além de gerar uma economia de R$ 400 milhões entre outubro e fevereiro, conforme o próprio ONS.
O operador explica que, ao adiantar os relógios, o país poderá tirar mais proveito da energia solar, limpa e mais barata, que deixa de abastecer o sistema durante a noite. A fonte representa 20% da matriz energética do país.
Agora, a proposta deve ser discutida entre o ministro Alexandre, outros ministérios, vários setores da economia e com o Poder Judiciário. A decisão final cabe ao presidente Lula.
Caso seja aprovada, a decisão passará a valer apenas após o segundo turno eleições para prefeito, em 27 de outubro. O alerta foi feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o qual frisou que se a mudança ocorrer no período eleitoral, pode prejudicar a votação.
Além disso, o ministro de energias parece não estar convencido e busca outros instrumentos. Se aprovada, Silveira afirmou ainda que haverá “tempo para que os setores possam se adaptar, porque mexe com a vida de todos os brasileiros”.
O setor de bares e restaurantes vê com bons olhos a adoção do horário de verão, mas companhias aéreas, por exemplo, poderão ter problemas caso haja alguma reprogramação, principalmente, de voos internacionais.

Check Also

Praça na Rua César Batista passa por revitalização

Praça na Rua César Batista passa por revitalização

Com investimento de R$ 59.656,57, a praça que fica na altura do número 202 da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *