Neste sábado (14), o Metrô de São Paulo completa 50 anos de operação. No dia 14 de setembro de 1974 foi realizada a primeira viagem comercial da atual Linha 1-Azul entre Jabaquara e Vila Mariana, em um trajeto de 7 quilômetros. Desde a sua inauguração, o Metrô passou a ser visto pela população como o que havia de mais moderno no País.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi fundada em 24 de abril de 1968 para planejar a primeira rede básica de metrô da capital. Poucos meses após sua fundação, o Metrô iniciou, em dezembro, as obras da linha de metrô pioneira na capital, a atual Linha 1-Azul, que passou a funcionar em setembro de 1974 do Jabaquara à Vila Mariana. Naqueles tempos, 2,8 mil pessoas eram transportadas diariamente.
Desde setembro de 1974, início de sua operação, mais de 28 bilhões de usuários já foram transportados pelo Metrô. Esse número equivale a 135 vezes a população do Brasil e 3,7 vezes a população da Terra.
O sistema metroviário paulista conta hoje com linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Diariamente, são realizadas 3,8 mil viagens programadas, 3 milhões de abertura e fechamento de portas e percorridos 64,6 mil quilômetros para transportar os passageiros nas linhas operadas pela Companhia do Metrô.