Deficiência visual é responsável por 22,9% da evasão escolar

O Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, da Prefeitura de São Paulo, atendeu mais de 42 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino entre novembro de 2023 e maio deste ano. A grande maioria das crianças atendidas nunca tinham passado por um oculista e, nas consultas, se constatou que 8,1 mil delas precisavam usar algum tipo de lente e isso era um dos motivos da dificuldade de aprendizado dos estudantes.
O diagnóstico teve como objetivo melhorar o desempenho escolar e evitar a evasão decorrente de diagnóstico oftalmológico tardio. De acordo com levantamento do programa Alfabetização Solidária, a deficiência visual é responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no País.
Até maio, dos 42 mil alunos avaliados nas escolas, 11.231, cerca de 26%, apresentaram alguma alteração visual e precisaram de uma consulta oftalmológica com exames de superfície ocular, avaliação do fundo do olho, exame de biomicroscopia ocular e exame de refração. Da consulta, 8.118 precisaram de óculos.
“Muitas vezes o aluno descobre tardiamente a necessidade de usar óculos, o que atrasa seu desenvolvimento escolar e o desestimula a participar das atividades e aprender. Com esta parceria podemos diminuir a possibilidade desse cenário. A saúde ocular é fundamental no processo de aprendizagem”, afirma o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
“Permitir um diagnóstico precoce e assertivo também ajuda a combater a evasão escolar e garantir todas as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. É a integração de políticas públicas que faz a diferença para as famílias”, diz o secretário.
O atendimento é feito por uma equipe de três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico. No dia do atendimento, os estudantes fazem exames para a avaliação da saúde ocular. Os que apresentam patologias são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde, para atendimento especializado.
“O propósito da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde com a Secretaria Municipal de Educação é levar estrutura de avaliação oftalmológica e para disponibilizar óculos quando necessário para mais de 560 unidades escolares da rede municipal, por meio do programa Avança Saúde Oftalmológico”, afirma o Secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
“O objetivo da oferta do exame de acuidade visual é combater a evasão escolar e proporcionar a efetiva alfabetização das crianças e adolescentes paulistanos. Além dos óculos, os casos que precisem de acompanhamento serão encaminhados para a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência da casa do aluno”, diz Zamarco.

Check Also

Feira Sabor Nacional terá nova edição na Cinemateca Brasileira

Feira Sabor Nacional terá nova edição na Cinemateca Brasileira

O Grupo FSN em parceria com a Cinemateca Brasileira apresenta a próxima edição da Feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *