Bruno Covas vistoria obras do piscinão Aliomar Baleeiro

O prefeito Bruno Covas vistoriou, na segunda-feira (28), as obras do piscinão R2-Aliomar Baleeiro do Córrego Ipiranga, na altura do número 3.800 da Avenida Professor Abraão de Morais. Quando concluído, o reservatório terá capacidade para armazenar 200 mil metros cúbicos de água, que equivalem a 80 piscinas olímpicas. Os trabalhos começaram em agosto de 2017 e as obras estão orçadas em R$ 160 milhões, sendo R$ 122 milhões de repasses do Ministério das Cidades.
As paredes do reservatório já foram concluídas. Estão em andamento os trabalhos de escavação e de readequação da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes.
Formado por duas células de 13 metros de profundidade cada, o piscinão será aberto e seu esvaziamento será feito por um sistema de bombas.
O reservatório receberá as águas excedentes do Riacho do Ipiranga e dos córregos Água Vermelha e Cacareco. Para o próximo mês está previsto o início da canalização de 280 metros do córrego Cacareco, na mesma região do piscinão. O conjunto de obras abrange três subprefeituras: Vila Mariana, Jabaquara e Ipiranga.
“Esse piscinão faz parte das obras necessárias que nós temos na cidade de São Paulo. Já foram entregues três e temos mais cinco em obras com previsão de entrega até 2020. Aproximadamente 100 mil pessoas que habitam a região da bacia do Córrego do Ipiranga serão beneficiadas com essas obras”, acrescentou o prefeito Bruno Covas.
Também faz parte deste projeto a construção de outro reservatório, o R1 – Lagoa Aliperti, na região da Rodovia dos Imigrantes, que permitirá o armazenamento de 110 mil metros cúbicos de água. O RI-01 está em fase de desapropriação.
No Córrego Mirassol (ZS), os trabalhos de canalização foram retomados em agosto de 2017. Estavam paralisados desde 2012, por falta de recursos. Já foram executados 1.932 m de novas galerias e as obras devem ser concluídas em 2019.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *