Vila Mariana vai ganhar nova subestação de energia

A construção da subestação da AES Eletropaulo na Vila Mariana está prevista para ser concluída em novembro deste ano. O empreendimento conta com o investimento de R$ 60 milhões e deve atender cerca de 1 milhão de pessoas.
A nova instalação contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica da região de Vila Mariana, Vila Clementino, Vila Nova Conceição, Aclimação, Cambuci, Ipiranga, Jardim da Glória, Liberdade, Mooca, Vila Monumento, Bela Vista e Chácara Klabin. A obra é dividida em seis etapas. Na etapa atual do projeto, a concessionária está realizando as obras civis para conclusão da edificação de abrigo dos transformadores e do sistema de captação e armazenamento de óleo desses equipamentos.
A subestação terá os cabos de energia elétrica, de alta e média tensão, que fazem a interligação entre a nova subestação e a rede de distribuição aérea, subterrâneos. “A Eletropaulo já teve uma subestação no mesmo terreno, mas estava desativada. Restauramos o prédio e estamos modernizando o espaço. Estamos constantemente investindo para o aumento da eficiência operacional”, afirmou Gerson Pimentel, gerente de serviços técnicos da Eletropaulo.
A demanda por energia nas áreas beneficiadas vem aumentando nas últimas décadas com a evolução tecnológica e construção de novos empreendimentos residenciais e comerciais. As queixas de moradores dos bairros vizinhos a Vila Mariana, principalmente da Chácara Klabin, relacionados a interrupções de energia são frequentes. O que de acordo com Lamberto Beekhuizen, coordenador de planejamento e engenharia da Eletropaulo, deve diminuir consideravelmente com o impacto indireto nessa região, pois aliviará a carga de outras instalações na região.
Para execução do projeto será necessário o manejo arbóreo de 177 árvores. A retirada foi autorizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por meio de um TCA (Termo de Compensação Ambiental). A empresa afirma que será plantada 272 espécies no entorno da subestação.
A nova subestação Vila Mariana será totalmente digitalizada e também terá os mais modernos sistemas de controle e proteção, o que possibilita operar os equipamentos remotamente pela Central de Operação de Distribuição da concessionária, localizada em Alphaville, Barueri (SP).
Mas, a empresa ainda aponta que haverá nova obra que também terá impacto direto no fornecimento do bairro. A subestação Cambuci, vai ser ampliada e receberá investimento de R$ 37,19 milhões. Com o término da obra em 2019 cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas.
No segundo trimestre de 2018, a Eletropaulo registrou redução de 42,3% na duração (DEC) e de 29,8% na frequência (FEC) de interrupções no fornecimento de energia elétrica em relação ao mesmo período do ano passado.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *