A audiência pública sobre o Plano de Segurança Viário reuniu cerca de 40 pessoas na noite de quinta-feira (22) no auditório do Senai Anchieta, na Vila Mariana. Além de colher sugestões da população para o plano, foram apresentados os índices relativos aos acidentes de trânsito na região.
As ocorrências fatais entre os anos de 2015 e 2017 estão concentradas no entorno das estações de Metrô das linhas azul e verde e no entorno da Av. Ibirapuera. Neste período, foram registradas 48 mortes na região, a maioria (54%) por atropelamento.
“As contribuições recebidas hoje foram muito importantes. E eu me coloco à disposição dos moradores da nossa região para ser uma ponte entre as demandas apresentadas e as secretarias responsáveis pelo tema”, afirmou o subprefeito da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, que agradeceu a presença de todos, mas ressaltou seu desapontamento pelo baixo índice de participação da sociedade na audiência, já que a região tem cerca de 344 mil habitantes. “Eu gostaria que as pessoas se envolvessem muito mais nas discussões sobre a cidade. Este é o momento de participar, opinar, sugerir”, disse.
A meta global da Prefeitura para os próximos 10 anos é reduzir o índice de mortes no trânsito para 3 a cada 100 mil habitantes e salvar 2.734 vidas – em 2017, o índice foi de 6,56 mortes a cada 100 mil habitantes. De 2015 a 2017, foram 2.472 ocorrências fatais no trânsito da cidade – a maioria por atropelamento.
O programa Vida Segura da Prefeitura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo. A versão final do plano Vida Segura será concluída apenas após a consolidação das contribuições da população com as audiências em todas as subprefeituras.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …