Neste período de pandemia, antes de fazer qualquer viagem, o turista deve sempre se informar como estão os protocolos de combate ao novo coronavirus no local a ser visitado. Muitos países ainda estão com restrições à entrada de estrangeiros, mas a cada protocolo divulgado, as orientações podem mudar, por isso é sempre bom se manter atualizado. Pesquise e planeje suas férias juntamente com seu agente de viagens e faça uma viagem tranquila e segura. A dica desta semana é para quem quer fazer uma viagem cultural e inesquecível por Varsóvia.
Lembrando as aulas de Geografia, Varsóvia é maior cidade da Polônia e fica às margens do Rio Vístula e sede de grandes indústrias, instituições de ensino superior, além de ser importante centro comercial e cultural. Injustamente, a Polônia só é lembrada quando se fala do saudoso Papa João Paulo II, ou quando estudamos a Segunda Guerra Mundial e assim o país parece ficar como sendo uma das últimas opções quando o assunto é turismo. Na verdade, a sua capital, Varsóvia, reserva muitas surpresas.
A região também ganhou fama na II Guerra Mundial por ter sido alvo da invasão nazista que instalou um gueto aprisionando quase 500 mil judeus. Após a Resistência Polonesa, a cidade foi dizimada e reconstruída depois da guerra com a ajuda internacional. O passado difícil e marcado pela tenacidade do povo polonês é lembrado através de vários monumentos espalhados pela cidade. A capital da Polônia possui ainda muitas igrejas que dão banho de cultura nos turistas.
Vale lembrar a Catedral de São João, construída no Século XVI, em estilo gótico e a Igreja de Santa Cruz, que foi reconstruída no Século XVI. Falando dos monumentos, vale à pena conferir aquele que é dedicado aos heróis do Gueto de Varsóvia e aos da Resistência Polonesa; o monumento dedicado a Nicolau Copérnico e outro ao compositor Chopin.
O Palácio da Cultura e Ciência, construído em 1955 merece atenção especial. O prédio é considerado o mais alto da Polônia e abriga centro de exposições, salas de conferências, escritórios, cinemas, teatros e livrarias. É um ponto badalado da cidade.