Com o novo serviço digital, o tempo médio para realização do procedimento será reduzido de dois meses para dez dias. A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) disponibilizou o serviço de transferência de pontuação de multas no novo portal do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). O serviço permite que o processo de indicação de condutor seja concluído em dez dias. Até então, a transferência de pontuação da carteira de habilitação do proprietário de um veículo para o verdadeiro condutor responsável por uma infração era solicitada apenas por Correio ou pessoalmente, e levava, em média, dois meses, segundo o DSV (confira abaixo o passo a passo e um vídeo especial sobre como realizar o procedimento no portal).
A partir de agora, o proprietário do veículo multado também poderá acompanhar o andamento do processo no novo portal do departamento. “Esse é mais um passo que a SMT dá no caminho da modernização, viabilizando um serviço com maior rapidez e comodidade ao cidadão, com menos burocracia e maior transparência”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda. Ainda no 2º semestre deste ano, o novo portal do DSV permitirá que recursos de multas também sejam feitos pela internet. E a análise da defesa da autuação ficará mais rápida. O procedimento, que leva atualmente de três a quatro meses, será concluído, em média, em 15 dias.
Com a possibilidade da transferência da pontuação de multas ser realizada no chamado “DSV Digital”, haverá ainda economia de recursos públicos, decorrente da digitalização de processos e eliminação da necessidade do uso de papéis. Para fazer o cadastro no novo site é necessário: Ser o proprietário do veículo; RG, CPF, número do Renavan do veículo; acessar o novo portal do DSV pelo link: https://dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br.