SP terá segunda linha com ônibus especiais para pessoas com deficiência

A região da Vila Mariana, que concentra diversos estabelecimentos de saúde e atendimento a pessoas com deficiência, deve contar a partir de outubro com mini-ônibus especiais acessíveis, do mesmo modelo dos que já atendem a ligação entre o Metrô Jabaquara e o Centro Paralímpico, também na Zona Sul.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e técnicos da SPTrans fizeram uma viagem experimental, que teve cobertura exclusiva do Diário do Transporte. A linha já existe. É a 476L-10, uma circular entre o Metrô Vila Mariana e o Lar Escola São Francisco, operada atualmente por ônibus comuns da empresa MobiBrasil.
Os mini-ônibus que serão colocados no trajeto têm configurações especiais. Há espaço para quatro cadeiras de rodas. Os veículos contam com validadores para pagamento de passagem, mas não possuem catracas. Os coletivos ainda têm suspensão a ar e sistema de “ajoelhamento”, ou seja, quando param no ponto, se rebaixam para facilitar o acesso que é feito por meio de rampas. Além disso, os veículos têm capacidade para 17 passageiros sentados e até 18 em pé.
Entre os estabelecimentos atendidos pela linha, estão o Lar Escola São Francisco, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital do Rim, Hospital São Paulo, Centro de Referência Tratamento de DST e AIDS, Hemocentro Regional, Hospital São Paulo. A linha vai atender também a estação AACD – Servidor, da linha 5-Lilás do Metrô inaugurada sexta.
O secretário Cid Torquato aprovou o trajeto e o veículo. “É uma linha que está, de fato, subutilizada, porque hoje o equipamento é equivocado para a região. Ele é menos ágil, ele tem piso alto, elevador, então, agora a gente está introduzindo essa nova tecnologia, que já funciona na linha Jabaquara até o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e vamos começar a estudar outros circulares”, disse Torquato.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *