São Paulo tem mais de 2 milhões de cães e gatos

Com uma população de mais de 2 milhões de cães e gatos, a cidade de São Paulo comemorou nesta terça-feira,15, um ano do lançamento da versão digital do Registro Geral do Animal (RGA) para cães e gatos e a emissão de 137 mil novos registros para pets residentes na cidade. A informação é da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Desde 2001, quando o serviço foi criado no formato original, foram registrados 2.234.115 animais ao todo na capital.
O RGA é obrigatório por lei, em São Paulo, a todos os cães e gatos com idade superior a três meses. É uma carteira digital, timbrada e numerada, na qual constam os dados do tutor e do animal. Além disso, o tutor recebe uma plaqueta de identificação contendo um número correspondente ao registro, que deverá ser afixada na coleira. De acordo com levantamento realizado pela Cosap dos 832.695 cães que têm RGA atualmente na capital, 63% são animais sem raça definida, popularmente chamados de vira-latas. Ainda de acordo com os dados obtidos no Sistema de Informação e Controle de Animais Domésticos (Sicad), em segundo lugar fica o poodle, com 6% dos registros. Já no caso dos gatos, dos 909.007 felinos registrados hoje, 88% não têm raça definida e 10% são siameses.
Quando considerados os nomes dos animais, lideram o ranking dos cães o nome Thor para machos e Mel para as fêmeas. Entre os felinos, Tom e Nina estão no topo da preferência dos tutores da capital. Nomes como Bela, Bob, Nick, Lola, Amora e Fred também são populares.
A coordenadora da Cosap, Analy Xavier, esclarece a importância da identificação. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias justamente porque estavam com a plaqueta de identificação presa à coleira”, explica.
É possível solicitar o registro de forma online, pelo Portal SP156. Basta, preencher o formulário e encaminhar pelo próprio sistema os documentos necessários que serão solicitados. A carteirinha será automaticamente enviada por e-mail e o arquivo poderá ser baixado, caso o tutor tenha interesse em imprimir o documento. O munícipe também consegue solicitar o serviço de forma presencial, após agendamento pelo Portal SP156 ou pela central telefônica ligando para o 156. O próximo passo é ir até uma das praças de atendimento portando os documentos obrigatórios que são:
– Foto do animal (que constará na carteirinha);
– Documento de identificação oficial do tutor (responsável) com foto e número de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
– Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) em nome do responsável pelo(s) animal(is).
– Atestado de vacinação contra raiva do animal;
Para adotar os animais na Cosap, é necessário ser maior de 18 anos de idade, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa no valor de R$ 29,30. Cabe destacar que todos os animais da Cosap já estão castrados, vacinados, microchipados, vermifugados e têm o RGA.
O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na rua Santa Eulália, 86, em Santana, na zona norte. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (11) 2974-7892.

Check Also

Casa da Mulher Brasileira comemora 5 anos

Casa da Mulher Brasileira comemora 5 anos

Fundada em novembro de 2019 como um dos eixos do Programa Mulher Viver se Violência, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *