Em sessão solene na sede da Câmara Municipal de São Paulo, o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, recebeu na noite de quarta-feira (19), o título de Cidadão Paulistano. Com o auditório cheio e ao som da banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, o vereador presidente Milton Ferreira, proponente da sessão solene, entregou o título ao secretário.
A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação do secretário ao longo de sua carreira política e trajetória pública. “Lucena deu enorme contribuição ao desenvolvimento da capital e de todo o nosso estado, sempre de forma assertiva e muito competente”, disse Milton Ferreira. Após agradecer a homenagem, o secretário afirmou que servir a São Paulo é uma grande honra. “Em nome de todos os meus parceiros espero continuar contribuindo para avançar em nossos projetos, levando justiça social e qualidade de vida aos cidadãos”, disse Lucena.
Essa é a segunda vez que o ex-deputado Roberto de Lucena ocupa o cargo de secretário do Turismo de São Paulo Ele já comandou a Pasta entre 2015 e 2016, além de ter sido deputado do ParlaSul de 2016 a 2022, membro da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara dos Deputados e VP da Comissão de Turismo.
Na sua posse, no dia 1 de janeiro de 2023, no Palácio dos Bandeirante, em sua fala Roberto de Lucena fez questão de lembrar sua passagem pela secretaria, afirmando que “voltar à Secretaria de Turismo de São Paulo é como voltar para casa. Já estive secretário em 2015 e 2016, e depois, como deputado federal, sempre atuei na defesa deste setor, que é um dos mais importantes para a economia do Brasil”, disse Lucena. “Estou bastante feliz e animado. O turismo corresponde a 7% do PIB de São Paulo. São 2 milhões e 300 mil empregos. Um PIB de 220 bilhões, muito maior que o PIB total de vários estados do Brasil”, completou.
A mesa foi composta pelo secretário do Governo de SP, Marcos Penido; pela secretária de Políticas para a Mulher de SP, Sonaira Fernandes; pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de SP, Vahan Agopyan; pelo secretário dos Direitos das Pessoa com Deficiência de SP, Marcos da Costa; pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antônio Junqueira de Queiroz; pelo secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho; pelo vereador André Santos; pelo presidente municipal do Republicanos, Avelino de Souza Tomás; e pelo pastor Luiz Fernando Bergamin, presidente da Igreja Brasil para Cristo.
Já receberam a homenagem artistas, políticos, sindicalistas, sacerdotes, atletas, cientistas, militantes, entre outros.