Parte do sistema de freio traseiro dos veículos, as sapatas atuam na frenagem através do atrito com o tambor. Assim como as pastilhas de freio que estão na parte dianteira e sofrem desgaste, com as sapatas acontece o mesmo, mas de forma mais lenta. Por isso, precisam ser verificadas para identificar o nível de desgaste. Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, quando as sapatas de freio estão danificadas, podem apresentar ruídos anormais, redução da resposta e freio de estacionamento ineficiente.
Durante a manutenção, é importante saber que existem as sapatas com alavanca e sem alavanca, dependendo dos modelos de veículos. “Para facilitar a identificação entre um modelo e outro, a Jurid coloca a letra A no final do código para as sapatas com alavanca, diferente da que vem sem alavanca. As alavancas também precisam estar em bom estado de uso”, conta Costa.
Quando existe a necessidade de efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento.
O sistema de freio a tambor é composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e alavanca de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, todos estes componentes precisam estar funcionando bem para garantir a eficiência de todo o sistema.
A Jurid conta com amplo portfólio de linha de sapatas de freio, bem como oferece também linha de pastilhas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.
Check Also
Ford lança a Ranger Raptor
A Nova Ranger redefiniu o padrão das picapes médias com a chegada das versões Limited, …