Região deve ganhar 2 piscinões até dezembro

Quem reside na região dificilmente vai esquecer o temporal de mais de 12 horas dos dias 10 e 11 de março deste ano, que deixou um rastro de destruição no Ipiranga e em bairros vizinhos. Ruas ficaram alagadas, casas foram invadidas pelo aguaceiro e os moradores perderam tudo o que tinham, além do registro de pelo menos cinco mortes por afogamento. A cidade viveu um caos e, para evitar que isso se repita em 2020, a Prefeitura colocou em ação, sexta-feira (15), o projeto chuvas de verão. Ele prevê a entrega, até o fim de dezembro, de quatro piscinões, dois deles no Bairro da Colina.
Um reservatório passou a operar recentemente, na zona oeste, e junto com os outros quatro, os piscinões terão capacidade de armazenamento de 234 mil m³ de água, o equivalente a 93,6 piscinas olímpicas. “Nove geólogos foram contratados para atualizar os mapas, onde há áreas de deslizamentos”, conta o secretário municipal de segurança urbana, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. “Esperamos concluir o estudo no próximo ano”, ele torce.
A Prefeitura espera pôr fim a dois problemas históricos nas temporadas de chuva. Um deles diz respeito às enchentes da avenida Doutor Ricardo Jafet, que há décadas aterrorizam moradores e comerciantes. “Um alagamento que irá sumir é o da Ricardo Jafet”, promete o secretário de infraestrutura urbana e obras, Vitor Aly. Um dos piscinões, já praticamente concluído, fica na Lagoa Aliperti, próximo à Rodovia dos Imigrantes, e o segundo nas áreas internas das alças de acesso ao viaduto Aliomar Baleeiro. Eles irão beneficiar cerca de 700 mil 997 pessoas.
Quando prontos, serão 32 reservatórios em toda a capital paulista, para minimizar os problemas causados pelas enchentes. A Prefeitura costumava lançar o plano preventivo de chuvas no início de dezembro, mas este ano antecipou, exatamente porque ainda está na memória de todos os estragos provocados pelo temporal de março.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *