O PPAC (Projeto-Piloto de Arborização de Calçadas) na Vila Mariana começou a ser executado no sábado (30) na Rua das Uvaias, na Saúde, com o plantio de seis das 11 árvores previstas nesta primeira etapa. A iniciativa do Cades (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) e Agenda 2030 Vila Mariana, Prefeitura Regional Vila Mariana e SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) envolveu diretamente os moradores e comerciantes locais, que aprovaram a iniciativa. Mais de 100 pessoas participaram do evento.
“O sucesso da implementação de um programa de arborização é diretamente proporcional ao comprometimento e à participação da população local”, ressalta o Prefeito Regional da Vila Mariana Benê Mascarenhas.
Todo o processo foi documentado pelo Cades Vila Mariana para que, no futuro, possa ser replicado em outras áreas da cidade de São Paulo. Nesta primeira etapa, a ação teve apoio e parceria da Prefeitura Regional da Lapa e da Silver Caçambas, Muda Leopoldina, Horta Comunitária da Saúde, Ecobairro, Sorriso Sustentável, Compostagem da Lapa, PAVS Vila Mariana e Paisagem.
“Para serem saudáveis, as árvores da cidade têm que conviver bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito, fios elétricos e telefônicos. Por isso, seu plantio deve ser planejado. Além disso, vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades”, afirmaram os voluntários.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …