Êta inverno brasileiro! Em algumas partes do Brasil, as temperaturas estão mais baixas, enquanto em outras, nem tanto. Contudo, com o inverno, surge uma vontade extra de comer, e muitas vezes acabamos exagerando. Nada melhor do que comer guloseimas debaixo do cobertor assistindo a um filme ou série favorita, não é mesmo? Mas o inverno passa, e quando o verão chega, vem o remorso!
Como diz o ditado, “a beleza passa pelo estômago”. A “embalagem” que cobre o nosso corpo, ou seja, a pele, reflete o que ingerimos, e não há como falar de beleza sem mencionar a pele. Alimentar-se corretamente em qualquer época do ano é fundamental para quem deseja sentir-se bem, ter saúde e ser bonito. Mas o que significa alimentar-se bem? Será que é consumir pratos sofisticados ou alimentos caros e importados?
O termo em alta atualmente é alimentação natural. Mesmo em tempos de agrotóxicos e poluição ambiental, o arroz e o feijão continuam sendo o melhor remédio, embora sejam muitas vezes abolidos de dietas de perda de peso mirabolantes que prometem resultados imediatos.
Uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem complicações futuras. A Pirâmide Alimentar, uma ferramenta de alimentação qualitativa usada mundialmente, propõe alimentos-fonte dos nutrientes necessários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orientar o consumo de diversos alimentos divididos em três grupos básicos: energéticos, construtores e reguladores. Nenhum grupo alimentar deve ser excluído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronutrientes no organismo. Os alimentos que contêm carboidratos ocupam a base da pirâmide, sendo o grupo com o maior número de porções a serem consumidas diariamente, pois são o combustível do organismo. Dietas hipoglicídicas, ou pobres em carboidratos, podem causar tontura, cansaço e confusão mental.
Um sanduíche pode ser uma opção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão representa os carboidratos, além de ser rico em ferro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, escolha uma porção razoável de proteína, de preferência magra como aves sem pele ou gordura aparente, atum em água e sal, ou queijo tipo Cottage. Para os vegetarianos, há opções como hambúrguer vegetal ou hambúrguer de soja caseiro.
Para finalizar, incremente o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não se esqueça das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, é possível consumir alimentos de preparo rápido, práticos e saudáveis, melhorando a qualidade de vida.
Amigos da pele são os alimentos integrais e as castanhas. Se possível, troque os preparados com farinha branca pelos feitos com farinha integral, preferencialmente acrescidos com grãos como girassol, aveia, centeio, linhaça, quinoa ou chia. Preste atenção na oferta de pães assim preparados que existe no mercado, um mais gostoso que o outro. Faça o teste: consuma alimentos integrais, frutas e iogurtes, e os resultados aparecerão em poucas semanas no rosto, deixando a pele lisa e com bom aspecto.
Aliados a uma alimentação equilibrada, estão os exercícios físicos. Este é o caminho ideal na busca da boa forma e beleza. Quem é antenado não para de malhar nem mesmo quando a temperatura começa a baixar. As academias continuam cheias, todos em busca da tão sonhada barriguinha enxuta, músculos fortalecidos e queima das calorias adquiridas por alimentos e bebidas mais calóricas no inverno.
Uma dica é aliar-se ao Pilates, que melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, o alinhamento postural e o tônus muscular. Especialistas garantem que o Pilates é um dos caminhos mais eficazes para ficar com a barriga enxuta e, de quebra, obter bem-estar e relaxamento.
Para quem vai retomar a malhação, é importante tomar alguns cuidados para não sobrecarregar a musculatura e as articulações, evitando lesões futuras e o afastamento da academia. O ideal é seguir orientação profissional, serviço que as boas academias oferecem.
Outro excelente exercício é a dança. Adeptos garantem que o exercício afina a cintura e muda o formato do abdômen, além de deixar a mulher mais sensual. Dançar não traz contraindicações, exceto por algum tombo ou contusão ao fazer passos extravagantes. Então, o que você está esperando para começar a se mexer?
Check Also
Batom: história, variedade e dicas para escolher o ideal
A história do batom é fascinante e remonta a tempos antigos, muito antes de se …