Desde sexta-feira (18), o Santuário São Judas Tadeu, iniciou sua caminhada jubilar em comemoração aos 25 anos desde que sua sede fora elevada à dignidade de Santuário Arquidiocesano, período da ereção canônica do Santuário São Judas Tadeu São Paulo, e abrirá a “Porta Santa” para que os fiéis possam, além de celebrar o momento de forma mais participativa, lucrar a indulgência jubilar.
A porta, que é a iniciativa mais marcante dentre outras diversas que estão sendo providenciadas pelo Santuário, ficará à disposição dos devotos por um ano (18 de novembro de 2022 à 18 de novembro de 2023) na igreja antiga. Ele foi aberta após a Missa de Abertura do Jubileu de Prata, às 19:30, presidida por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo.
De acordo com Diego Campos, arquiteto responsável pelo projeto da Porta Santa, a proposta baseia-se num portal fixo (desmontável) atendo-se ao estilo da igreja, “Em sua arquitetura robusta e imponente a porta apresenta em sua fachada 4 colunas fazendo menção aos evangelhos. Elementos e símbolos destacam a dignidade da porta”.
O projeto consta de 3 partes, sendo elas, o conjunto lateral esquerdo com duas colunas formando um nicho, e o conjunto direito seguindo o mesmo padrão e o coroamento. A porta será inserida no conjunto central da entrada.