Instalar portas blindadas em casa pode ser uma opção de segurança e comodidade para muitas pessoas. Essa já é uma tecnologia disponível no mercado e que pode ser usada para complementar os sistemas de segurança residenciais tradicionais como câmeras de monitoramento e cercas elétricas. Portas e janelas deste tipo fazem parte dos equipamentos que os profissionais de segurança classificam como barreiras mecânicas capazes de retardar e impedir a invasão da casa.
Esta é justamente a intenção de quem adquire este tipo de equipamento, ao contrário do que o termo blindagem pode sugerir. Essas portas são utilizadas exatamente para impedir intrusão e arrombamentos. Os consumidores, ao adquirir uma porta blindada, não estão de fato preocupados com tiros.
Para abrir à força uma porta com estrutura blindada seriam necessárias aproximadamente seis horas de trabalho com ferramentas e muito barulho. Existem diferentes graus de blindagem e, ao contrário dos veículos, não é possível mandar blindar a porta que você já tem em casa, é necessário adquirir um modelo totalmente fabricado por empresas certificadas pelo exército brasileiro. O modelo mais vendido no estado de São Paulo é o IIIA, que apresenta o mesmo grau de proteção balística que as blindagens aplicadas em automóveis.
As portas blindadas são feitas inteiramente de aço balístico certificado e em tamanho padrão. Batentes e fechadura estão incluídos no pacote quando se adquire uma porta deste tipo, ainda mais porque eles precisam seguir as especificações para suportar a blindagem. O equipamento é todo customizado e pode ser feito sob medida seguindo as necessidades e o projeto da residência. Esteticamente, não há diferença em relação às portas comuns, pois as blindadas podem ser feitas com diversos tipos de acabamentos e modelos, como pivotantes, camarão, de correr ou de vidro.
Check Also
Viver em lar alugado não é desculpa
Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …