A garotada aproveitou a sexta-feira (13) para conhecer um pouco mais sobre o sistema solar com o planetário móvel do “Projeto Galileu”, na Biblioteca Paulo Duarte, que fica dentro do Centro Cultural do Jabaquara.
Com participação gratuita a iniciativa tem o objetivo de levar conhecimento e diversão para as crianças no período de férias. A estrutura do planetário foi criada para que os visitantes sintam-se em uma viagem pelo Universo. O espaço é formado por uma cúpula inflável de aproximadamente 3 metros de altura, climatizada, e uma projeção Full HD de 180 graus com som estéreo. A alta tecnologia permite que o ambiente se transforme em um ambiente imersivo, onde as crianças podem conhecer os planetas.
O planetário móvel despertou a vontade dos visitantes em aprender e pesquisar mais sobre astronomia e ciências. “Achei tudo fascinante. Nos livros não temos idéias da dimensão como aprendemos apenas ao entrar neste espaço. Fiquei encantada com o nosso universo”, definiu a estudante Paola Farias.
O idealizador do projeto, Álvaro Almeida Filho, sempre foi apaixonado pelos mistérios do espaço. “O Cosmos me encanta, e eu tenho uma imensa vontade de levar conhecimento, por meio das maravilhas celestes, para um número maior de lugares e pessoas”, conta.
O Projeto Galileu existe há dois anos e já passou por escolas e prefeituras da Grande São Paulo. “A sensação é de estarmos voando por entre os astros”, diz Almeida Filho que destaca a reação das crianças. “É sempre surpreendente. A princípio, ficam alvoroçadas com a estrutura. Com o início da apresentação elas passam a prestar atenção, e um grande silêncio toma conta do local, cortado apenas pelos ‘Ohhh – hhs!’. Elas saem do planetário com sorriso de orelha a orelha. Todos querem assistir novamente”, comenta.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …