O Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, comemora seus oito anos de fundação e a chegada da marca de 180 mil visitantes com a inauguração de mais uma atração: um laboratório de ciências. O Planeta Inseto é mantido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e fica localizado na Avenida Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana.
Segundo Harumi Hojo, pesquisadora do IB e responsável pelo Planeta Inseto, a ideia é que o público, principalmente as crianças, tenha a oportunidade de conhecer um laboratório utilizado nas pesquisas científicas. “Teremos três microscópios e o objetivo é que o público conheça por meio deles alguns organismos entomopatogênicos que ocorrem na agricultura. O IB é referência brasileira em controle biológico, que consiste em utilizar determinados organismos entomopatogênicos para combater pragas, reduzindo e até mesmo eliminando o uso de agroquímicos”, explica.
A ideia é que o público conheça essa tecnologia, considerada sustentável e que tem crescido 20% ao ano. “O controle biológico tem forte contribuição para a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos de produção e melhoria social, com a proteção da saúde dos trabalhadores rurais. Queremos que o público urbano conheça essas tecnologias e saiba o impacto delas na vida das pessoas”, afirma Harumi.
Além da nova sala, a mostra do Instituto Biológico também passou por melhorias, como a nova ambientação da sala do bicho-da-seda, novo baratódromo – usado para a tradicional corrida de baratas –, e mudanças nas bancadas de exposição dos insetos, para que eles sejam mais visíveis pelas crianças pequenas. “Todas essas melhorias buscam tornar o ambiente mais atrativo para a transferência de conhecimento”, diz a responsável pelo Planeta Inseto.
A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público outras 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, produção de alimentos e saúde humana. “Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e acredita-se que há mais de sete milhões a serem identificadas. Eles representam mais da metade no nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto Biológico.
A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer quatro espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a ação contribui para a educação ambiental. “O Planeta Inseto é uma exposição importante, pois mostra a importância dos insetos em diversas áreas. De forma lúdica, é possível sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do ambiente e que é possível realizar uma agricultura harmônica com o ambiente”, afirma Arnaldo Jardim.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …