Após quase 22 anos de produção ininterrupta, o Fiat Palio saiu oficialmente de linha no Brasil. Além do hatch, o Punto também saiu de cena oficialmente. A dupla foi substituída pelo Argo, lançado no primeiro semestre de 2017.
As saídas ocorreram no site da Fiat ao mesmo tempo em que o Cronos era lançado. O modelo já havia deixado de ser produzido ano passado no Brasil e na Argentina, dando lugar ao sedã derivado do Argo no país vizinho.
Lançado em abril de 1996 para disputar a liderança com o Volkswagen Gol, o Palio ultrapassou a marca de 3 milhões unidades produzidas e vendidas durante esses quase 22 anos. Porém, apenas em 2014 o hatch conseguiu sair da vice-liderança para se tornar o carro mais vendido do Brasil.
Sem mudanças e com o lançamento do Argo, as vendas do Palio foram despencando e o fim do hatch era apenas uma questão de espera.
Em 2017, o hatch fechou em 37° lugar do ranking de vendas com 20.138 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. O arquirrival Gol, fechou na 4° posição com 73.919.
A mudança acompanha o que a empresa chama de “Nova Fiat”, cujo destaque está em uma plataforma renovada de produtos, composta por Mobi, Argo, Cronos, Toro e, futuramente, uma nova picape compacta.
Palio e Punto foram apenas os primeiros de uma lista que ainda pode contar com: Weekend, Grand Siena e Doblò, mesmo que esses ainda estejam no configurador da marca.
As atualizações na gama da Fiat mira a volta à liderança no país – posto ocupado hoje pela Chevrolet. Até 2020, os motores E.torQ serão substituídos pelos motores da família Firefly, lançada no fim de 2016.