A Cinemateca Brasileira passa a ter a gestão de uma organização social durante os primeiros três meses de 2021, informou o secretário nacional do Audiovisual, Bruno Graça Melo Côrtes. A Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu a gestão da casa do cinema localizada na Vila Mariana, na sexta-feira (15), e segue até que uma nova organização social assuma a administração.
Com a nova gestão, os 40 ex-funcionários vão poder ser recontratados pelo menos temporariamente. O contrato com Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que fazia a administração, terminou e havia um vácuo em relação à nova gestão.
A preocupação era muito grande em relação ao acervo porque faltava dinheiro para o pagamento de contas básicas como segurança e refrigeração.
Em julho, o Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira. O contrato de gestão com a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e, desde então, não houve nova licitação.
Em agosto, a União retomou as chaves do espaço e promoveu contratos para garantir a manutenção dos serviços de limpeza, climatização do acervo, segurança e controle de pragas. Foi quitada, em parcela única, a dívida de energia elétrica, importante para a preservação dos rolos de filmes mais antigos. Essa parte do acervo contém nitrato de celulose, passível de combustão espontânea se não é conservado em câmara com temperatura e umidade específicas.
“Houve, ao longo dos últimos anos, alguns imbróglios, dificuldades com as gestões passadas que resultaram na necessidade de a União, literalmente, retomar as chaves, retomar as rédeas e botar [a Cinemateca] para funcionar novamente”, declarou.
Segundo Côrtes
A Cinemateca, mais importante acervo da América do Sul, tem cerca de 245 mil rolos de filmes.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …