Chamada de “Jabaquara II”, a nova unidade da Vila Reencontro na região foi inaugurada na manhã desta terça-feira (25), pelo prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, junto com outras autoridades e lideranças comunitárias do bairro.
Assim como na outra unidade, as moradias transitórias contarão com móveis, eletrodomésticos, cozinhas e banheiros para as famílias em situação de vulnerabilidade social e que pretendem iniciar uma nova etapa em suas vidas a partir de agora. 60 casas englobam a unidade II, que tem capacidade para acomodar até 240 pessoas.
Natural do Paraguai, Raquel Silva veio para o Brasil em busca de oportunidades aqui para que sua filha, Yasmim Silva, de um mês, tivesse um “futuro melhor”, mas as coisas não aconteceram conforme o planejado. Agora, contemplada com sua nova residência, ela está emocionada e feliz.
“É muita felicidade. Muita emoção e muita gratidão”, fez questão de destacar Raquel, com sua pequena no colo e já falando português fluente.
Ela, assim como as outras famílias que receberam as chaves dos seus novos lares, podem permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro. Esse período pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica.
Além disso, as famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.
“Para mim é uma gratificação. Eu estou lisonjeada com o recebimento da proposta de assumir a gerência de um programa [através do qual] eu acredito que essas famílias vão estar fortalecidas para que de fato continuem a caminhar com qualidade”, contou à reportagem Ana Claudia Carvalho de Almeida Venceslau, pedagoga, atuante em assistência social e gerente da Jabaquara II.
Claudia destacou, ainda, sobre sua felicidade em ter sido a escolhida para assumir o cargo e o aprendizado que terá com os moradores. “Eu fazendo parte dessa história e eu aprendendo com essas famílias, para mim é muito gratificante, então eu estou muito feliz por ser a escolhida por administrar toda essa parte”, disse.
A Prefeitura explica que o projeto possui três eixos de atuação: conexão, cuidado e oportunidade. O primeiro visa a estimular a recriação de vínculos preexistentes e o fortalecimento da rede de apoio. O primeiro elemento de conexão entre o poder público e o indivíduo em situação de rua é a abordagem social, sendo, portanto, um instrumento fundamental de vinculação das pessoas à política pública e às demais etapas e eixos do Programa Reencontro.
“Eu sou um cara muito feliz de a gente poder ser ferramenta para olhar para tantas e tantas pessoas. Quem veio da periferia sabe da luta que é. O que a gente está fazendo aqui, cada um de nós, é cuidar das pessoas. Dar a mão para as pessoas no momento que elas mais precisam e isso não tem preço. Isso vale qualquer coisa, então fico muito feliz de a gente poder, juntos aqui, poder compartilhar dessa alegria para poder cuidar dessas pessoas”, destacou Ricardo Nunes.
A Vila Reencontro Jabaquara II está localizada na Rua Conception Arenal, 164, onde antes era um terreno abandonado. Esta foi a 8ª unidade inaugurada na cidade.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …