Morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. No ano passado ela havia sido diagnosticada com câncer no pulmão.
Nascida em 1940, em Campo Grande (MS), Aracy fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para ciências sociais, na USP, atendendo ao desejo do pai. Aprovada nos dois, ela abandonou ciências sociais no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.
No início da carreira na televisão, nos anos de 1960, Aracy fez a peça “Antígona”, do filósofo Sófocles, montada pela antiga TV Tupi. A estreia na TV Globo veio em “O primeiro amor”, novela de Walther Negrão, onde ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputava o amor de Luciano com Paula e Maria do Carmo. Aracy Balabanian como Giovana, em “O Primeiro Amor”.
Viveu também a personagem Gabriela no programa infantil “Vila Sésamo”, contracenando com bonecos, como Garibaldo.
Foi em “Coração Alado”, de Janete Clair, que Aracy teve a primeira chance de exercitar a aveia humorística no papel da desbocada trocadora de ônibus Maria-Faz-Favor.
Já nos anos 1980, Aracy Balabanian fez “Elas por Elas”, “Guerra dos Sexos”, “Transas e Caretas”, “Ti-ti-ti” e “Que Rei Sou Eu?”.