Há anos o trecho não canalizado do córrego Jaboticabal está causando transtornos aos moradores do Condomínio Residencial Jardim Botânico, na avenida Padre Arlindo Vieira, 2.992, no Sacomã. A falta de manutenção do local tem ocasionado mal cheiro e a possibilidade de transbordamento do córrego.
Parte do córrego foi canalizada, mas a informação que os moradores recebem é que “o trecho que passa pelo condomínio não pode ser canalizada”. Com isso, o local permanece sem benfeitorias e ocasionando problemas.
O problema é antigo. Em 2013 aproximadamente 15 metros de muro, nos fundos do conjunto de prédios, desabaram. Para solucionar o problema o condomínio fez um muro de gabião. “O condomínio que arcou com a despesa do muro através de rateio”, afirmou a síndica Maria da Graça Silva Hirata.
A limpeza também se tornou um outro dilema no local. Funcionários da Prefeitura retiravam o lixo do local, cortavam o mato e recolhiam. Agora tudo é largado no córrego. “O máximo que a Regional faz, de vez em quando, é cortar o mato. Porém, o mato é largado lá. O que piora a situação”, explica a síndica.
O córrego recebe o esgoto de diversas residências do bairro. Para piorar uma caixa de água está emperrada na entrada da boca do córrego prejudicando a passagem da água e podendo contribuir para um alagamento no estacionamento caso chova. “Crianças caminham por essa água suja. Temos que ficar atentos. De manhã não conseguimos caminhar por este trecho devido ao mau cheiro. Temos que fazer caminhada no meio do estacionamento”, afirmou a moradora Luzinete Marques.
A Prefeitura Regional do Ipiranga afirmou que no dia 12 de março foi realizado serviço manutenção e limpeza no córrego Jaboticabal o que contribui para minimizar os possíveis danos de chuva.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …