O Dia das Mães, que será comemorado no domingo (10), fará com que os mercados e sacolões municipais tenham mudanças em seus horários de funcionamento. Mesmo no período de quarentena, estes equipamentos e as feiras livres seguem funcionando.
Por se tratar de ambientes com grande circulação de pessoas, algumas medidas de proteção estão sendo adotadas como prevenção à pandemia tais como: A suspensão da oferta de mesas e cadeiras ao público, com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas e diminuir as aglomerações dentro dos equipamentos; A proibição da degustação de alimentos para a população nas feiras livres, mercados e sacolões públicos, com o propósito de não disseminar o vírus nos utensílios e alimentos servidos; A distância mínima de um metro quadrado entre as barracas das feiras; A recomendação de apenas um funcionário manusear o dinheiro e fazer as transações monetárias; A orientação de disponibilização de equipamentos e produtos para a higienização das mãos, como pias com sabão e álcool em gel, tanto nos boxes quanto nas entradas e saídas das feiras livres e mercados e sacolões públicos.
O mercado municipal do Ipiranga, por exemplo, vai funcionar das 8 às 13hs. Já o Mercadão, no Parque D. Pedro estará fechado.