Mantendo o corpo sob medida

A obesidade é um “mal da vida moderna” que atinge a todos, inclusive as crianças. Ao observarmos imagens de pessoas que viveram nos primeiros 50 anos do Século XX, notamos que todas eram igualmente magras. Uma das explicações para isso seria que naqueles tempos o estresse seria menor ou que a maioria das mulheres eram donas-de-casa e cuidavam para que todos se alimentassem na hora certa. Mais um motivo seria que não havia tanta oferta de alimentos ultra processados, os alimentos ingeridos eram mais naturais. Não havia “fast food”. E tem mais, ritmo do mundo era outro comparado ao que vivemos atualmente.

Ser magro e esbelto é o desejo de todos. Para alguns, uma necessidade importante e vital. Claro que isso gera ansiedade e… mais obesidade!

Os especialistas são unânimes em afirmar que a ansiedade é um dos inimigos de quem deseja livrar-se dos quilos extras. Então, talvez um dos primeiros passos seja livrar-se das tensões do dia a dia não valorizando demais os problemas, divertindo-se na companhia dos amigos e, principalmente, ser honesto com si mesmo detectando o problema que incomoda e que o leva a comer demais.

Livrar-se do peso extra e nunca mais encontrá-lo é o ideal e isto é possível recorrendo-se à reeducação alimentar. “Reeducação Alimentar”, eita frase que escutamos com frequência e como parece difícil seguí-la!!!

Sem dúvida, é preciso querer, como tudo nesta vida. Se quisermos sucesso em alguma coisa, temos que perseverar. Neste caso não é diferente. É preciso querer ser magro para sempre e investir nisso.

É importante consultar um endocrinologista para uma avaliação. Ele poderá indicar um cardápio adequado ao seu tipo físico, idade e modo de vida. A partir daí, é seguir as instruções e ter paciência, pois a educação alimentar vai fazer você emagrecer com saúde e isto nem sempre é tão rápido quanto se imagina. Depende muito da quantidade de exercícios físicos que se pratica. É isso mesmo, é preciso adequar a alimentação e movimentar-se também, mas sem neuroses e sem cobranças. Tem que ser com alegria e vontade de ficar em forma.

Os especialistas em nutrição dão algumas dicas extras para aqueles que pensam em livrar-se das gordurinhas indesejáveis aprendendo a comer corretamente.

É preciso ter prazer em comer por isso não se obrigue a ingerir o que não gosta. Faça cinco ou seis refeições balanceadas por dia e não como fora destes horários. Fique longe dos alimentos engordativos, ou seja, doces e bolos. Aposte sempre nas frutas, iogurtes desnatados ou gelatinas. O delicioso sorvete de massa pode perfeitamente ser substituído por um picolé de frutas, mas cuidado porque estes têm açúcar.

No jantar, evite os carboidratos, preferindo as saladas e legumes. Antes de deitar-se, tome uma boa xícara de chá com adoçante e coma biscoitos com fibras. Não opte por jejum, isto só faz com que o organismo “armazene” gorduras imaginando que poderão elas poderão faltar. Se possível, evite o açúcar, a beterraba, a cenoura, a batata, massas em geral incluindo os pães. Prefira pão integral.

As carnes devem ser grelhadas, dando preferência às carnes brancas. Substitua o óleo por azeite e inclua os desnatados e lights em sua dieta normal. Lembre-se que cada dieta alimentar deve ser personalizada e nem sempre o que é bom para sua amiga é o ideal para você por isso consulte um médico para orientar sua reeducação alimentar.

Cuidado com os “corpos ideais” que aparecem na mídia. Não tente imitar ninguém. Cada pessoa é única por isso você precisa de regras de alimentação adequado à sua necessidade, ao seu corpo.

Encare o seu novo desafio com alegria e otimismo. Pense que além de melhorar a sua silhueta, você estará ganhando mais saúde e bem-estar.

Check Also

Batom: história, variedade e dicas para escolher o ideal

Batom: história, variedade e dicas para escolher o ideal

A história do batom é fascinante e remonta a tempos antigos, muito antes de se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *