Em janeiro o Teatro João Caetano recebe o espetáculo Canto para Rinocerontes e Homens. Inspirada na obra O Rinoceronte, de Eugene Ionesco (1909-1994), a peça da companhia Teatro do Osso, propõe uma reflexão sobre temas como os crimes de ódio, racismo, culto à beleza, excesso de trabalho, precarização do ensino, nossa falta de sonhos e a extinção da humanidade. Escrita em 1959, a peça de Ionesco retrata uma cidade em que quase todos os habitantes são afetados por uma doença rara, que os transforma em rinocerontes. Somente o simplório Bérenger não sofre com esse mal, tornando-se o único ser humano da terra.
A montagem é dividida em quatro atos, além de prólogo e epílogo. No palco, a história é cantada pelos atores em uma arena, com acompanhamento de piano e percussão. Já nos intervalos, são exibidos vídeos e depoimentos que convidam o público a refletir sobre os motivos que nos levam a agir como animais irracionais e violentos, verdadeiros “rinocerontes urbanos” dentro das grandes metrópoles.
Será que nós, seres humanos, gostaríamos de virar rinocerontes? Foi a partir desse e de outros questionamentos que os atores do Teatro do Osso, sob a direção de Rogério Tarifa (Cia do Tijolo e Cia São Jorge de Variedades), iniciaram o processo de criação do espetáculo Canto para Rinocerontes e Homens. A peça circula desde o final de 2015 por centros culturais tradicionais – como o Galpão do Folias, Itaú Cultural, Sesc Santos, entre outros –, além de ter sido apresentada em diversos espaços nas periferias de São Paulo, graças a um projeto contemplado pelo Prêmio Zé Renato.
A montagem foi ensaiada por nove meses e marca a parceria de Rogério Tarifa, William Guedes e Jonathan Silva, integrantes da Cia do Tijolo e vencedores do Prêmio Shell de Teatro. O espetáculo ficou entre as cinco melhores peças de São Paulo na avaliação do Guia da Folha e ganhou o Prêmio Aplauso Brasil na categoria Melhor Espetáculo de Grupo.
O Teatro João Caetano fica na rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …