O Jabaquara inaugurou, oficialmente, seu Monumento Marco da Paz – que fica na praça, em frente ao Terminal –, em um evento realizado neste domingo (26), data em que o bairro comemora 59 anos desde sua emancipação.
As festividades começaram de manhã cedo, quando uma caminhada foi realizada junto a todos os que participaram do encontro, além de uma motociata do grupo Insanos M.C. Brasil, que acompanhou o pessoal. Estiveram presentes autoridades, integrantes do Marco da Paz e seu fundador: o italiano, Gaetano Brancati Luigi.
O intuito de Luigi ao criar o Marco da Paz era promover a cultura e a paz pelo mundo. Ele, quando criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos mudou-se para a Argentina e depois para o Brasil.
Emocionado, no encontro, Brancati fez questão de agradecer a Deus, destacando a importância do Marco da Paz e sua simbologia. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, por estarmos aqui em família, fortalecendo nossa alma, nossa espiritualidade, para seguir semeando a paz, florescer o amor em nossos corações. Eu me sinto privilegiado por este momento, essa comemoração do meu andar na vida”, disse.
Em 1999, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo (Facesp), o italiano criou o primeiro Monumento em São Paulo, localizado no Pátio do Colégio.
Por isso aproveitou também para glorificar toda sua “história” com a Associação Comercial de São Paulo. “Sou privilegiado por essa coroação do meu andar na vida, por ter nascido a Associação Comercial de São Paulo, que me deu a oportunidade de nascer o Marco da Paz, o que eu vinha levando em minha mente desde os oito anos. E assim, ele nasceu, pois eu frequentava a Associação”, contou.
Amir Massi, diretor do Marco da Paz, utilizou o momento para fazer uma reflexão sobre a importância da inauguração do Monumento em um bairro de grande relevância como o Jabaquara. “Estamos aqui, na inauguração do Monumento Marco da Paz, aqui no Jabaquara. Momento ímpar e que requer de todos nós uma reflexão sobre a paz e como colhê-la da melhor forma possível”, abordou.
“Quero cumprimentar a todos, nesta manhã linda de sol, o Jabaquara está em festa e o Marco da Paz é tão importante, agora presente no bairro. Um Monumento que existe no mundo inteiro, em todas as cidades do mundo, do Brasil, então, quero parabenizar a Associação Comercial pela iniciativa de ter construído esse Monumento”, expressou a presidente do CONSEG Jabaquara, Mirian Éboli Bock.
Ela destacou também a importância de todos os que trabalharam para que o Marco da Paz do Jabaquara ficasse pronto. “Muitas pessoas trabalharam muito para isso”.
Durante os festejos, crianças do bairro colocaram mensagens de paz e esperança em uma cápsula do tempo, a qual será aberta por elas próprias no dia 25 de março de 2048. Cada um recebeu um certificado, com seu nome e agradecimento por fazer parte de um momento de grande importância e relevância.
Religiosos de diversas religiões também participaram do encontro, para mostrar que a paz, faz parte de toda e qualquer doutrina e só pode ser transmitida entre os povos através do amor, da fé e principalmente do respeito entre todos.
Ao final das solenidades, o laço do Marco da Paz do Jabaquara foi aberto, com aplausos e emoção.
Para mais informações sobre o Marco da Paz, acesse: www.marcodapaz.org.br.