Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, foi Inaugurada pela Prefeitura de São Paulo. O local deverá abranger famílias em situação de vulnerabilidade social e recebeu 9 milhões de investimento.
Os equipamentos, que mais parecem com moradias tradicionais, contam com móveis, eletrodomésticos – como geladeiras – cozinhas e banheiros para famílias que devem iniciar uma “nova etapa” em suas vidas.
Cada família pode permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro. Esse período pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica. Além disso, as famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.
O projeto, segundo a Prefeitura, possui três eixos de atuação: conexão, cuidado e oportunidade. O primeiro visa a estimular a recriação de vínculos preexistentes e o fortalecimento da rede de apoio. O primeiro elemento de conexão entre o poder público e o indivíduo em situação de rua é a abordagem social, sendo, portanto, um instrumento fundamental de vinculação das pessoas à política pública e às demais etapas e eixos do Programa Reencontro.

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”
Maurício Ferreira da Costa passou dificuldades por conta da pandemia e chegou a morar na rua com sua esposa
Maurício Ferreira da Costa, 54 anos, é um dos contemplados com o novo lar temporário. Casado há 22 anos com sua esposa e após perder tudo o que tinha por conta da pandemia e tentativa de mudança para o interior, que não deu certo, acabou vivendo em situação de rua antes de ser acolhido em um abrigo.
“Com a benção de Deus, a ajuda desse povo maravilhoso, dessa cidade maravilhosa, estão dando essa nova oportunidade. Isso daqui é um encanto”, destacou ele à reportagem, falando sobre sua nova moradia. “Quando eu achei que tudo havia acabado, graças a Deus, abriu uma nova porta”, disse ainda. Eletricista de profissão, o que Costa espera agora é que as oportunidades de emprego voltem a aparecer. “Sem um endereço é muito difícil a gente conseguir até tentar um emprego, algo, se Deus quiser o próximo passo é pretensão é um emprego e daí para frente, voltar ao estável, a ter a casa [própria] novamente, como sempre tivemos”.
Construída em um terreno de 12.700m² cedido pela Prefeitura à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Vila Reencontro do Jabaquara conta na primeira fase com 114 unidades modulares, outras 16 serão entregues na segunda fase, totalizando 130 módulos. Todos os módulos habitacionais possuem 18m², janela frontal e detector de fumaça.
As áreas comuns são compostas por lavanderia, brinquedoteca, cozinha, refeitório, horta, playground, duas quadras poliesportivas e salas administrativas e para atendimentos sociais.
Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”
Adriana Domingues morava com sua avó, mas foi parar em abriga, onde morava com seu filho
“Eu vivi desde 2006 morando em abrigo, porque foi a época que Deus levou minha avó. A gente morava na casa dela, mas quando ela faleceu, os tios pediram para a gente sair, então, a minha vida sempre foi de luta”, contou Adriana Domingues, 38 anos, mãe do Fabio e que a partir de agora terá nova casa.
“Aqui, graças a Deus, agradecer ao prefeito Ricardo Nunes e a toda prefeitura por ceder esse espaço maravilhoso para a gente”, frisou ela, falando sobre seu sentimento em estar numa nova residência. “Uma maravilha. É o começo de tudo. De uma vida, jornada e dar um lugar digno para meu filho”, concluiu emocionada.
Fabio Domingues, também ficou feliz com seu novo lar. “Uma maravilha, né? Por tudo que a gente já passou, estávamos “loucos” esperando para vir para cá, que bom que “saiu”, graças a Deus”, destacou ele, que mora no abrigo com sua mãe desde os 7 anos de idade.
“Agora é continuar estudando, trabalhar, e brevemente comprar minha casa”, salientou, em relação à suas pretensões para o futuro.
Presente no evento, o prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, foi quem entregou as chaves para os novos moradores. “A vinda das famílias para a Vila Reencontro é para que elas possam se estabelecer. Não é apenas a moradia, aqui criamos oportunidades e incluímos as pessoas nos nossos programas de geração de emprego e renda, como o POT, de qualificação e encaminhamento de currículos. Temos um conjunto de ações que presta atenção em todos e não deixa ninguém para trás, para ser uma cidade cada vez mais acolhedora. É um dia muito importante e feliz”, disse o prefeito.
Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”
Julia dos Anjos Senatori e seu esposo, Willame Marcos Laurindo, agora, vão viver na Vila Reencontro Jabaquara I com a filha, bebê, Laís Ester
Julia dos Anjos Senatori, 25 anos, é casada com Willame Marcos Laurindo, 24 anos e ambos passaram por dificuldades por falta de aceitação do relacionamento e assim que ficaram sabendo da Vila Reencontro se inscreveram e foram contemplados com nova habitação e agora estão “curtindo” a nova fase junto com a filha, bebê, Laís Ester.
“Essa nova fase está sendo boa. É muito especial e emocionante. Para mim está sendo muito emocionante, mas na verdade, não é para mim, isso tudo é pela minha filha. Estou fazendo por causa dela. Isso tudo é para ela”, afirmou a garota, que chegou a passar um dia na rua. Williame apontou gratidão pela nova oportunidade. “O novo projeto gostei muito, gostei da estrutura também, é um bom acolhimento e a única coisa que eu tenho para agradecer mesmo é ao prefeito e a Prefeitura de São Paulo”, finalizou, desejando feliz Dia das Mães para todas as mães e transbordando esperanças de ter, no futuro, uma casa própria, de fato.
A Vila Reencontro Jabaquara I foi a sexta a ser entregue na Cidade de São Paulo e está localizada na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 4.433. Os critérios de elegibilidade para acolhimento nas moradias transitórias são as informações do Cadastro Único (CadÚnico), as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período de 36 meses.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *