Islam Solidário encerra ano oferecendo serviços de saúde

Para encerrar a programação do Islam Solidário deste ano, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) promoveu no domingo (1º) a última edição do evento. A iniciativa, que oferece desde atendimento médico até entretenimento à população de baixa renda, ocorreu no CEU Caminho do Mar, no Jabaquara.
Na última edição do ano, as atividades começaram às 10h e seguiram até às 15h, tornando acessíveis exames de saúde como de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C. Os visitantes receberam também orientações odontológicas e sobre prevenção do câncer de mama, onde as mulheres poderão aprender a realizar o autoexame.
Outros destaques foram os exames oftalmológicos e distribuição de senhas para doação de óculos. A atividade foi uma das mais disputadas e um dos principais motivos que levam a população ao evento. Além dos exames médicos e atividades de cultura e lazer, foram doados 500 óculos, 1.000 cestas básicas, 2.000 mil frangos e 3.000 brinquedos.
A parceria com o Governo do Estado de São Paulo possibilitou também a distribuição de senhas para quem quiser realizar exame de DNA, além de emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
A edição contou com uma unidade móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A entidade orientou sobre diferentes tipos de regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária, tradução simples de documentos, encaminhamento a serviços da rede de saúde, educação e assistência social, acesso a trabalho e renda, ensino superior, cursos de português e profissionalizantes.
Tratamentos estéticos como cortes de cabelo, higienização facial e quick massage também estavam disponíveis a população. Já a programação infantil incluiu brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce, gibis e 3 mil brinquedos. Também teve apresentações de capoeira e dos corais da Aldeia Indígena Tenondé Porã e do Colégio 24 de março, parceiro da ação, além de oficina de grafite.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *