A Central Única das Favela (Cufa) iniciou na sexta-feira (4) uma ação emergencial para repor o centro de distribuição na comunidade de Heliópolis, atingido por um incêndio. O local era usado para armazenar centenas de produtos arrecadados em doações, que seriam entregues para quatro mil famílias carentes durante o Natal.
Os kits natalinos tinham produtos de limpeza, roupas e brinquedos. Segundo a Cufa, as doações que estavam armazenadas no local seriam distribuídas em 150 favelas no estado de São Paulo neste Natal, mas todo o material foi consumido pelo fogo em poucas horas. O incêndio teria se originado a partir de um curto circuito no Centro de Distribuição.
Para receber o apoio de pessoas físicas e empresas que estão se dispondo a contribuir para amenizar o impacto do acidente, a Cufa criou um hotsite para centralizar as doações, que serão arrecadadas até o dia 20 de dezembro e distribuídas durante o Natal.
“Estava sendo feito um grande esforço para a organização das doações e para que elas chegassem a quem mais precisa no Natal. Incidentes como este só reforçam a importância da rápida mobilização e solidariedade. Já estamos recebendo ligações de várias empresas parcerias da Cufa e que nos ajudaram durante a pandemia para fazer com o que Natal aconteça nas favelas e é por isso que vamos expandir a ação nacionalmente”, explica o fundador da Cufa, Celso Athayde.
Para ajudar e participar, as pessoas podem realizar doações através de uma vakinha online ou no próprio site da entidade (http://www.cufa.org.br/nataldacufa/).
O incêndio no centro de distribuições da Central Única das Favelas, em Heliópolis, aconteceu na madrugada de quarta-feira (2) e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram até o local para apagar as chamas.
O fogo começou por volta das 3h30, por causa de um curto circuito na fiação da casa, informou o Corpo de Bombeiros, mas ninguém ficou ferido. Vizinhos e voluntários da ONG tentaram controlar as chamas antes da chegada dos bombeiros. O estoque de donativos seriam destinados a 2.000 famílias.
O edifício ocupado pela Central Única de Favelas é um galpão com cerca de 120 metros quadrados. O fogo não atingiu imóveis da vizinhança. O presidente da Cufa São Paulo, Marcivan Barreto, diz que havia entre os donativos 120 caixas de roupas e kits de limpeza.
“Nossa vontade agora é trabalhar para que as famílias que receberiam esses produtos não fiquem sem o combinado” afirma. Além dos donativos foram atingidas paredes e a estrutura do telhado do edifício.