A Sicília é uma ilha banhada pelo Mar Mediterrâneo que pertence à Itália. Durante muitos anos, foi um dos principais pontos de comércio daquela região e tem um patrimônio histórico preservado de dar inveja. Sendo assim, se você procura variedade cultural, boa comida, história e bons passeios ao ar livre, o seu destino é a Sicília.
Os habitantes da ilha se dizem “sicilianos”, e em segundo lugar, “italianos”, tamanho é o amor que têm por sua terra. Quem conhece a Sicília afirma que a mistura de raças e culturas a diferencia de outras regiões da Itália e lhe confere identidade própria. O resultado é que passear na ilha é um prazer e propicia inúmeras descobertas. Sem contar, a culinária local.
Falando da história, a capital Palermo abriga mais de cinquenta palácios e oitenta igrejas, em estilos diferentes. O estilo barroco sobressai em suas construções, valendo citar a Igreja de Gesú, a Igreja de San Domenico e as fontes de Quattro Canti. Falando ainda de Palermo, não dá para deixar de lembrar a fabulosa Catedral que testemunha séculos de história e mudanças sócio políticas naquela região.
Ruínas gregas? Na Sicília tem. O vale dos templos de Agrigento abriga um acervo inigualável, testemunha da ocupação grega naquela região. As primeiras construções datam de 580 a.C. e todo o conjunto é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e atualmente um dos principais destinos turísticos da ilha.
As colinas de Agrigento são bem populares e apreciadas pelo visitante, assim como a já citada capital Palermo, Catania, Siracusa e Taormina. Todas impressionam principalmente por causa de suas belezas naturais e por sua riqueza histórica; estão catalogados cerca de trezentos sítios arqueológicos.
Em Taormina, as Gargantas de Alcântara prendem a atenção. Trata-se de um cânion formado a partir da erosão que o rio Alcântara provocou em uma formação de lavas vulcânicas. As paredes pretas de basalto refletem a luz e provocam o encantamento do visitante. Tanta história e beleza são banhadas por um maravilhoso mar de águas cristalinas.
Quando se fala na Sicília também é lembrado o famoso vulcão Etna, que continua ativo e, por vezes, faz muitos estragos. No entanto, a população convive bem com o “vizinho” que faz parte da paisagem e da história da ilha.
Check Also
Descubra o encanto do Nepal: Magia, aventura e cultura nas montanhas mais altas do mundo
O Nepal, com sua aura exótica e paisagens de tirar o fôlego, é um destino …