Fortaleza: o equilíbrio entre modernidade e tradição no coração do Nordeste brasileiro

Fortaleza é o retrato de um Nordeste diferente. Na aparência, a capital cearense tem ares cosmopolitas, está mais para Rio de Janeiro do que para Recife. A orla é impressionante, com seus prédios vistosos e os coqueiros bem arranjados, nas calçadas, os praticantes de jogging, os ciclistas, os carros importados e as inúmeras lanchonetes muito bem frequentadas. A infraestrutura também impressiona: uma centena de hotéis, seguidos de dezenas de apart-hotéis e pousadas na cidade. A programação noturna é animadíssima de segunda a segunda e os shopping-centers fazem parte do dia a dia de todos, moradores e turistas. E agora, neste período de férias, a cidade fica ainda mais agitada.
No entanto, apesar de tanta modernidade, Fortaleza não perdeu o embalo nordestino. Na Praia de Mucuripe, em plena ferveção urbana, ainda se encontra o luxo cinematográfico dos jangadeiros, que cumprem idas e vindas naquelas águas verdes, exatamente como faziam há mais de 60 anos atrás.
As vedetes do consumo dos turistas ainda são as roupas de cambraia e o artesanato de renda, marcas registradas da cidade, sem falar nas cachaças e nas castanhas-de-caju. Nas rádios, nos salões de danças e nas ruas o ritmo é o forró. E no sotaque, Fortaleza é a cara de todo o Ceará, de todo o Nordeste.
Fortaleza já ganhou fama internacional. Não deixe de conhecer o Teatro Alencar, com sua monumental arquitetura; a Praça Portugal; o Farol do Mucuripe; a confusa e ao mesmo tempo deslumbrante variedade de artigos do Mercado Central, que precisa ser visitado de qualquer jeito porque o lugar é o único no mundo. Tem ainda os segredos de Fortaleza: o Morro do Mirante ou Santa Terezinha, o ponto mais alto da cidade, com alguns restaurantes e uma vista fabulosa, de dia ou de noite.
Destaque para a Catedral Metropolitana. Monumento histórico, sede da Arquidiocese de Fortaleza, foi construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978.
Localizada numa área residencial nobre de Fortaleza, a Praia de Iracema recebeu esse nome para homenagear um dos principais personagens da literatura local, que dá nome ao romance de José de Alencar. Suas águas não são recomendadas para banho, mas a região merece um passeio por contar com um belo casario renovado, bares de restaurantes famosos. Não deixe de visitar a estátua da Iracema Guardiã, concebida nos anos 1960 em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema, e aos 100 anos da obra de José de Alencar, o monumento foi restaurado em 2012.

Check Also

Espetacular Espetinho de Camarão

Acapulco: o paraíso mexicano que conquistou o mundo

Quem não se lembra do icônico episódio de “Chaves” em que a turma vai passar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *