A onda dos hatches aventureiros que querem ser SUV não para de crescer e confundir a cabeça do consumidor. São produtos distintos e devem ser vistos como tal, mas algumas montadoras insistem no fenômeno da transformação. Agora é a vez da Ford, que apresentou o novo Ka FreeStyle afirmando que ele tem “atributos de um utilitário”. Mas o carrinho é na verdade mais um hatch aventureiro com a suspensão ligeiramente elevada e alguns adereços de plástico. Ele revela como será a linha 2019 do Ka, que traz alterações de estilo e terá preço a partir de R$ 44.780 na versão de entrada S 1.0. Já a versão FreeStyle 1.5 tem preço inicial de R$ 63.490, com câmbio manual, e R$ 67.990 com transmissão automática.
Desta vez, montadora do oval azul quis dar ao Ka aspectos de um utilitário, “um SUV compacto”, e assim nasceu o FreeStyle. Antes dele, o Ka já teve a versão Trail 1.0, com os mesmos adereços, porém com pneus de uso misto, comuns nos modelos aventureiros. Mas, curiosamente, o FreeStyle é equipado com pneus próprios para o asfalto, contrariando a proposta da montadora.
Fora isso, o novo Ka FreeStyle traz para-choque dianteiro com desenho diferente, com um elemento em forma de C nas extremidades emoldurando os faróis de neblina. A grade trapezoidal com o interior tipo colmeia não mudou e os faróis continuam com o mesmo desenho, mas ganharam máscara negra. As rodas são de liga leve com aro de 15 polegadas e pintura perolizada. Na traseira, o para-choque traz o mesmo elemento em forma de C, mas as lanternas não foram modificadas. No teto, o rack suporta carga de até 50 quilos.
Por dentro, o Ka FreeStyle tem o painel em duas cores – marrom e preto –, e ganhou novo volante, com comandos para o som. No centro do painel, uma central multimídia Sync 3 com tela tátil flutuante de 6,5 polegadas e conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, além de duas entradas USB no console.