Estoque de sangue do Hemocentro do Hospital São Paulo atinge níveis críticos

O estoque dos bancos de sangue do Hemocentro do Hospital São Paulo e do IBCC oncologia atingiram níveis críticos. Segundo as entidades, devido ao pedido do Ministério da Saúde para que as pessoas fiquem em isolamento domiciliar como forma de combater a proliferação de casos do coronavírus, um menor número de doadores está indo aos centros.
Como forma de estimular as doações e prevenir a contaminação pelo coronavírus, as entidades passaram a promover o agendamento do atendimento. O Hemocentro do Hospital São Paulo ainda ressaltou que as cadeiras de coleta também foram colocadas a uma distância maior.
De acordo com IBCC Oncologia, o movimento de doadores na entidade caiu pela metade. O Hemocentro do Hospital São Paulo também diz que as doações diminuíram e que, por isso, a entidade está com o estoque de sangue crítico.
“Os bancos de sangue de forma geral foram muito impactados por esta situação com o coronavírus, que resultou na redução de doações. Porém, os doadores devem ficar tranquilos, pois esta e outras medidas voltadas à sua segurança já foram tomadas, reforçando as já existentes, o que torna o ambiente ainda mais seguro à população”, disse o hematologista Fernando Lupinacci, gestor do Hemocentro do Hospital São Paulo.
O governo do estado de São Paulo está pedindo à população para que façam doações de sangue.
A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, auxilia a manutenção dos bancos de sangue de mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Segundo a entidade, ela opera com 60% da reserva necessária. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado crítico.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde e alimentado. O ideal é que o doador evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o atendimento e não consuma bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.
Para horário de funcionamento dos postos de coleta, a população deve consultar o site da instituição. Entre os postos de doação estão: Hemocentro Hospital São Paulo que fica na rua Diogo de Faria, 824 (esquina com a Rua dos Otonis). Telefone: 5576-4240 e o IBCC Oncologia localizado na avenidaAlcântara Machado, 2576 – Mooca. Telefone: 3474-4280.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *