Nesta época do ano é comum retocar a pintura da casa. Para pintar, é preciso apenas um pouco de paciência, atenção e seguir as recomendações do fabricante da tinta. A pintura do ambiente de maneira correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelo teto, depois vêm as paredes, portas, janelas e, finalmente, o rodapé. Se o acabamento final for feito com papel de parede, a pintura deverá vir em primeiro lugar.
Para áreas grandes como paredes ou tetos, os rolos são ideais. A escolha apropriada depende do tipo de tinta a ser usado. O rolo de lã pelo baixo (sintética ou de carneiro) é indicado para tintas PVA e acrílica. Já o rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tinta óleo e vernizes. Enquanto o rolo de espuma rígida ou borracha é recomendado para dar efeito em texturas. Já os pincéis de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente, como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Os de cerdas grisalhas são usados na aplicação de tintas à base de água, como as PVA e acrílica.
O uso de massa corrida muito fraca, de má qualidade, principalmente com aplicação de tinta que não foi devidamente diluída, deve ser removida (raspada e lixada). Paredes recém pintadas podem ficar manchadas por pingos de água. Nesse caso, devem ser lavadas imediatamente com água em abundância, de maneira uniforme e sem esfregar. Para guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto, sempre na posição vertical. Tintas que ficam guardadas por muito tempo podem formar uma película resultante da ação do ar. Para evitar isso, a lata deve ser bem tampada.
Check Also
Viver em lar alugado não é desculpa
Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …