Você tem prestado atenção em suas mãos? – e aqui queremos dizer também as unhas. Infelizmente, a maioria das pessoas só descobre que “têm mãos” quando elas começam a denunciar a idade. Sim, porque a pele das mãos envelhece também e mais depressa do que a pele do rosto. Aliás, rosto e mãos merecem os mesmos cuidados.
Continuando, as mãos envelhecem juntamente com o rosto; com o passar do tempo, elas apresentam linhas, rugas, flacidez, manchas e perda de volume porque a produção de colágeno diminui e é quando os ossos e veias ficam mais salientes.
O sol é o grande responsável pelo aparecimento de manchas e seu efeito é cumulativo. As tarefas domésticas podem ajudar no aparecimento de rugas por isso é importante usar luvas de proteção quando manusear produtos de limpeza e usar todos os dias cremes hidratantes à base de ureia, glicerina, óleo de amêndoas, óleo de rosa moesqueta ou manteiga de karitê. Preste atenção ao tipo de sabonete que usa para lavar as mãos e dê preferência às formulações que contenham glicerina.
Não se iluda. Com o tempo, as mãos começam a revelar a idade e cremes com retinol, vitamina C e ingredientes clareadores são grandes aliados para manter a juventude das mãos. Eles promovem renovação celular e devem ser usados à noite. Durante o dia, capriche no protetor solar.
Lembrando que os cuidados devem ser diários, intensivos e vitalícios! Mas, não se desespere! Nunca é tarde demais para começar a cuidar das mãos. O protetor solar é um bom começo. Ele deve ser aplicado diariamente e, se preciso, várias vezes ao dia. Para você não se esquecer adote um ritual: no momento em que passar o protetor no rosto, passe também na pele das mãos.
Escolha produtos específicos. Todos os dias, antes de dormir, aplique o cosmético escolhido, massageando bem a pele no dorso da mão, nos dedos e unhas. A ação desses cosméticos pode ser intensificada com o uso de luvas, após a aplicação.
Existem tratamentos bem específicos e que oferecem rejuvenescimento da pele das mãos, mas devem ser aplicados sob a orientação do dermatologista. Bons resultados são obtidos com laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e peelings, além de hidratação injetável que promete devolver o volume e melhorar bastante o visual.
Quando o assunto é rejuvenescimento, logo nos lembramos dos famigerados radicais livres. Todos e todas querem se livrar deles. A alimentação é um ponto importante nessa guerra. Por exemplo, a ingestão de proteínas magras estimula a produção de colágeno pelo organismo. As fibras de colágeno são as responsáveis pela sustentação da pele de um modo geral, inclusive da pele das mãos.
E falando ainda de alimentos, grãos integrais, castanhas em geral, verduras, legumes, sementes, ovos, queijos e frutas são ricas fontes de nutrientes que diminuem a ação dos radicais livres. Bom para o rosto; bom para as mãos.